Uma semana para o voto: uma campanha eleitoral diferente

-

Faltando uma semana para as eleições municipais, os candidatos intensificam caminhadas, ações nas redes sociais, contato corpo a corpo com a comunidade e reuniões políticas. A entrega de santinhos foi intensificada e a pandemia impôs uma série de mudanças na fase eleitoral para os cargos municipais.

Na última semana, as gráficas estavam atuando a pleno vapor, isso porque muitos candidatos apostam na distribuição de santinhos na reta final. De acordo com o designer e diretor administrativo na Gráfica Traço, Marcel Coutinho, a produção deste ano está atrativa e com bastante demanda. “São quantidades menores, mas temos mais candidatos procurando a impressão do material. Percebe-se uma maior prudência dos candidatos quando o assunto são os gastos com impressão”, frisa.

A produção de material eleitoral da Gráfica Traço está sendo feita para candidatos de todo o estado. Já foram impressos mais de cinco milhões de santinhos, e desses mais de um milhão e meio eram de candidatos de Venâncio Aires. Coutinho acredita que essa eleição é caracterizada mais pelo corpo a corpo do que em rede social. “Eu vi pouquíssima propaganda eleitoral nas redes sociais. Acho que poucos investiram nisso. A maioria dos candidatos não fez, acho que as regras eleitorais interferiram nisso”, cita ele.

gráfica santinhos
Gráficas de Venâncio Aires perceberam o aumento na impressão de materiais de campanha personalizados (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

Apesar das mudanças impostas pela pandemia de coronavírus, Coutinho enaltece que está sendo um ano positivo, com reforço no caixa da indústria gráfica, que vinha sofrendo com impactos da Covid-19. “O que nos chama atenção é que nesse ano não teve produção antecipada como nos anos anteriores. Os candidatos começaram a nos procurar logo após o prazo de oficialização da campanha. A gente percebe uma maior prudência nos gastos.”

Material personalizado

A demanda dos santinhos e das famosas colinhas deve se intensificar nos próximos dias. “Temos 14 funcionários e, agora, na reta final, nossa demanda vai aumentar, com toda certeza”, diz Coutinho. Mas além disso, nesta campanha eleitoral Coutinho comenta que os candidatos estão apostando em itens personalizados, materiais estratégicos que levam informações de propostas para o eleitor. “Percebemos um considerável aumento na impressão de materiais personalizados, um material mais estratégico, não só o santinho com a colinha”, reforça.

Apesar do grande volume de impressões, o administrador da Gráfica Traço enaltece o uso de papel de florestas 100% renováveis. “Ainda ouvimos o folclore de dizer que estamos desmatando florestas. Mas a verdade é que todo nosso papel vem de florestas 100% renováveis, isso significa que não se desmata mais árvores, elas são plantadas exclusivamente para a produção de papel”, esclarece.

Comparação

• O proprietário da Gráfica Treze de Maio, Erni Marcos dos Santos, comenta que a impressão de santinhos reduziu bastante. “A gente já se preparava para essa produção menor. Sabíamos que não ia ser um ano típico. Tivemos uma redução de 30% a 50% nas impressões”, revela. Já foram impressos cerca de 800 mil santinhos e colinhas. Em comparação com a última eleição municipal, esse número era praticamente o dobro, conforme o proprietário.

Candidatos apostam em caminhadas

Apesar da mobilização das ruas, essa é a primeira campanha onde os candidatos reforçam as ações nas redes sociais. A coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’, de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), concorda que a campanha está diferente. A chapa apostou no fortalecimento do seu grupo de candidatos a vereadores e nas redes sociais para atingir o maior número de eleitores.

“Com a decisão de não fazer comícios em respeito ao distanciamento social imposto pela Covid-19, Jarbas e Izaura mantêm o contato pessoal nas visitas de casa em casa, em pequenas reuniões e caminhadas ao ar livre”, informou a coligação. Além disso, o material impresso também foi reduzido para evitar a distribuição de mão em mão e a mensagem é compartilhada por meio dos grupos de apoiadores, WhatsApp, Facebook e Instagram.

A coligação ‘Unidos por Todos’, de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), também reforçou uma nova forma de ir em busca do voto. A presença nas redes sociais passou a ser mais constante, por conta da pandemia. Além disso, a aposta em caminhadas foi um dos métodos adotados.

“Temos apostado em caminhadas pelos bairros e interior. Durante o dia, equipes coordenadas pela primeira-dama percorrem as ruas entregando materiais informativos e específicos sobre aquele bairro. Ao final do dia, é a vez do prefeito e do vice, secretários e militantes voltarem aos bairros para uma conversa no portão, na porta da casa das pessoas, com o olho no olho”, informou a coligação. A chapa também frisou as reuniões menores, específicas em localidades e bairros, com algumas lideranças, mantendo os devidos cuidados para não gerar aglomerações.

Ações e expectativa

• Candidato à reeleição ao lado de Celso Krämer (PTB), Giovane Wickert (PSB), da coligação ‘Unidos por Todos’, diz que a última semana será para “colocar a militância nas ruas”. Intensificar a campanha nos últimos dias, de acordo com ele, é fundamental, principalmente, para convencer os eleitores que ainda estão indecisos em relação ao voto no dia 15 de novembro. “Vamos fazer mais visitas, mais ações e, além disso, estamos ansiosos pelo debate de quinta-feira, dia 12, da Folha do Mate e Terra FM, que será o último desta eleição”, comentou.

• Jarbas da Rosa (PDT), que tem Izaura Landim (MDB) como candidata a vice na chapa majoritária da coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’, destaca a intenção de “reforçar a campanha visualmente, nas ruas, nas caminhadas e nas carreatas que a gente vai fazer nos últimos dias”. Mas ele garante que a campanha também seguirá forte nas redes sociais, “buscando contato com os eleitores, para levarmos as nossas propostas do plano de governo”. Confirmar o voto de quem já se declarou simpatizante e ganhar a confiança dos indecisos está entre as metas.

LEIA MAIS: Seções terão kits de segurança e higienização nas eleições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes