Entre os dias 28 e 30 de setembro, a partir de encomenda da Folha do Mate, o Instituto Methodus ouviu 400 eleitores venâncio-airenses sobre a intenção de voto para prefeito da Capital Nacional do Chimarrão. Ao mesmo tempo, os entrevistados disseram também quais as áreas que devem ser priorizada pelo próximo governo, seja com a sequência de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB) ou em um primeiro mandato de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), que fazem a oposição à atual Administração.

Como de costume, áreas fundamentais, como saúde (52%), emprego (17,5%), educação (15,8%) e segurança (10,5%), foram as mais lembradas. No entanto, os venâncio-airenses também pediram atenção ao transporte (2,5%) e à limpeza pública (1,5%). Os que não souberam responder somaram 0,3%. Confira as propostas apresentadas pelos candidatos para as duas áreas, em mais uma rodada da série temática da Folha do Mate.

Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB)

• De acordo com os candidatos Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), o tema da limpeza urbana e embelezamento da cidade é urgente para a coligação ‘Aliança pelo Desenvolvimento’. Para a dupla, é inadmissível conviver com a poeira e a sujeira dos espaços públicos, praças e ruas.

• Dessa forma, eles propõem no plano de governo a revitalização do parque de máquinas para limpeza urbana. Também querem refazer o cronograma para a execução das obras de esgotamento sanitário e fiscalização, metro a metro, das pavimentações entregues pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

• Retomar as obras do Parcão, no bairro Aviação, pavimentando a avenida que dá acesso parque e estruturando novas áreas verdes no município também estão entre as metas da dobradinha.

• Para a iluminação pública, Jarbas e Izaura defendem a utilização dos recursos e mão de obra do Departamento Municipal de Eletrificação. Eles pretendem criar um programa de incentivo à pavimentação de passeios públicos, fomentando a construção e restauração das calçadas no Centro e bairros da Capital Nacional do Chimarrão.

• Para a área de transportes, a intenção é promover a reestruturação do transporte coletivo urbano. Também deve ser realizado um estudo para implantação de novas ciclovias e de um sistema viário capaz de fazer a ligação dos bairros para escoamento da produção, tirando o movimento do Centro da cidade. Retomar as pavimentações nos bairros e incentivar a ampliação e o desenvolvimento do terminal rodoviário são outras prioridades.

Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB)

• Candidatos à reeleição pela coligação ‘Unidos por Todos’ afirmam que também é compromisso a busca de melhorias nas áreas de transporte urbano e limpeza pública. De acordo com eles, o plano de governo prevê ações por meio do projeto ‘Cidades Sustentáveis’, que inclui pavimentações nos bairros e melhorias nas estradas do interior.

• A chapa quer criar melhores condições de trafegabilidade a partir da pavimentação asfáltica em localidades como Marechal Floriano, Linhas Andréas e Linha Santana. Além disso, também querem concluir iniciativas nos chamados ‘caminhos do desenvolvimento’, em Linha Sapé e no Travessão Rüdiger. O planejamento prevê ainda o avanço de obras em Picada Nova, Mariante, ERS-422, Estrada Velha e Vila Palanque.

• Com a máquina de pintura viária, adquirida recentemente, a intenção é ampliar e melhorar a sinalização, com o objetivo de promover mais segurança. Também, por meio do Fundo de Recuperação das Calçadas Públicas (Funrecal), os governistas pretendem investir mais na recuperação de passeios públicos (com acessibilidade) e criar uma política de incentivo aos proprietários no sentido da manutenção de qualidade.

• Em relação à limpeza urbana, Giovane e Celso garantem que será ampliada a equipe de embelezamento e ajardinamento, com mais profissionais responsáveis pelos reparos do dia a dia na cidade, trabalhando na prevenção de problemas e na manutenção da infraestrutura e mobiliário urbano.

• Também é meta agilizar o controle da manutenção dos terrenos baldios, por meio de notificação e equipe estruturada para a realização do serviço de limpeza. Com o triturador de galhos de árvores, adquirido recentemente, será realizado de forma correta o descarte de galhos das podas de árvores da área urbana, atendendo também, de forma mais ágil, a comunidade que solicita o serviço. Instalar lixeiras no Centro, nos espaços públicos e nas sedes dos distritos, é outra prioridade.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome