Vereador Claudio Weschenfelder quer VRS-816 municipalizada

-

Vereador Claudio Weschenfelder (PDT) já tem autorização do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), para pleitear a municipalização da VRS-816, desde o Acesso Grão-Pará até o trevo de Vila Palanque, no entroncamento com a RSC-453. O suplente tomou posse no Legislativo na sessão de segunda-feira, 19, e no dia seguinte cumpriu agenda na Prefeitura para explanar sua ideia, que agradou ao chefe do Executivo.

De acordo com o pedetista, que é morador de Linha Grão-Pará e conhece bem o trecho, a medida é essencial para que a estrada receba melhorias, visto que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), órgão responsável pela manutenção da estrada, enfrenta sérias dificuldades e não consegue garantir qualidade para a pista e segurança aos seus usuários. “Temos fluxo elevado neste trecho e muitas residências”, comenta.

Para o vereador, a partir do repasse da VRS-81e6 para o Município, as melhorias seriam frequentes, uma vez que as lideranças de Venâncio Aires sabem da importância da via. “É preciso pensar ainda em acostamento nas proximidades da Escola São Judas Tadeu. Esta foi mais uma demanda que me passaram as comunidades de Grão-Pará e Travessa”, afirma. Weschenfelder ressalta que mesmo as operações de tapa-buracos, quando feitas, são em parceria com a Administração, já que o Daer não consegue “caminhar sozinho”.

Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate
Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

Estado e assembleia

O pedetista vai encaminhar a indicação ao Executivo e, também, ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Ele pretende pedir o apoio, ainda da Assembleia Legislativa, por isso encaminhará ao presidente, deputado Gabriel Souza (MDB) um documento oficial.

“Quanto mais convergência para este propósito tivermos, mais fácil será de chegarmos ao nosso objetivo. A partir da municipalização da VRS-816, poderemos buscar recursos para a melhoria constante, como emendas parlamentares e outras fontes de investimentos. Todos vão sair ganhando”, conclui o parlamentar.

“Ganhamos em agilidade”, afirma Jarbas

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, concorda que a municipalização deste trecho da 816 é a alternativa mais viável para que a estrada receba a atenção necessária do poder público. No início do ano, segundo ele, o Município assinou um termo de convênio com o Daer, no sentido de garantir que a rodovia não sofresse sem manutenção. “O Daer disponibiliza a massa asfáltica, a gente busca e aplica. Assim, ganhamos em agilidade”, constata.

De acordo com o chefe do Executivo, o trecho em questão “é praticamente todo urbano e precisa de ações mais frequentes”, sob pena de se tornar perigoso, devido ao elevado número de veículos que, diariamente, utilizam a via. “A partir da municipalização, além de o Município ter autonomia, pode deflagrar a busca por recursos de emendas parlamentares e outros financiamentos. No futuro, vamos ter que fazer o recapeamento da VRS-816”, destaca.

Vereador Claudio Weschenfelder e prefeito Jarbas da Rosa concordam que a saída para a boa manutenção da VRS-816 é a municipalização do trecho entre Grão-Pará e a RSC-453 (Foto: Daiana Nervo/AI Prefeitura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes