Paciente Noeli e a enfermeira Izaura, que atende há 7 anos no posto (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

Além de atender a comunidade do bairro, a Unidade de Saúde (UBS) do Gressler é referência em atendimentos de gastroenterologia e pequenas cirurgias para os venâncio-airenses e, também, Vale Verde, Mato Leitão e Passo do Sobrado. Conforme levantamento referente ao mês de agosto, foram contabilizados 3.794 atendimentos na unidade.

O número abrange consultas médicas, odontológicas e com enfermeira, além de procedimentos ambulatoriais – que incluem a aplicação de vacinas – e odontológicos. A equipe é formada por quatro médicos clínico geral, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem, um gastroenterologista, um cirurgião, um pediatra, um auxiliar de higienização e um auxiliar administrativo.

Segundo a coordenadora, enfermeira Izaura Landim, moradores de diversos bairros do município e do interior frequentam o posto, que é um dos estabelecimentos de saúde mais antigos de Venâncio Aires. “Mais do que atendimentos clínicos, aqui nosso forte é o acolhimento à comunidade”, afirma.

Izaura explica que os atendimentos são feitos por livre demanda e com agendamento prévio. Ela também destaca o trabalho individualizado que é feito com cada paciente. Ao invés de grupos, se trabalha com cada um conforme a necessidade e orientação necessária.

O trabalho é valorizado por pacientes como Noeli Buboltz, 59 anos. Ela foi até o posto pela primeira vez nesta semana em virtude de uma dor que sente na nuca e conversou com a enfermeira. “Ela já me encaminhou para consulta, foi bem rápido”, conta. Noeli elogia a eficiência e atenção dos profissionais. “O atendimento é muito bom”.

DIVAS DO SUS

Izaura afirma que o antigo grupo de saúde da unidade, hoje transformado nas ‘Divas do SUS’, mostra o poder transformador da atividade física aliada ao suporte das integrantes. As participantes tiveram uma melhora muito significativa após o início do contato com a educadora física Eliane Turcatto, que coordena o grupo nos encontros semanais. “É visível o quanto a atividade física fez bem a elas, estão mais dispostas e dão apoio umas às outras”, afirma.

Os encontros são realizados na academia ao ar livre que fica nos fundos do local dos atendimentos. O posto de saúde também vai passar a sediar em breve as oficinas de reciclagem promovidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II).

Atenção especial à saúde da mulher

Izaura ressalta que, entre os atendimentos feitos na unidade, se dá uma grande atenção à saúde da mulher. O posto de saúde do Gressler é a unidade que mais realiza o pré-câncer, no município. “Aqui não temos o atendimento com ginecologista, mas encaminhamos para outros locais quando é necessário”, explica. A média é de 100 coletas de pré-câncer por mês, na unidade.

“Quem procura o posto não sai sem uma resposta para os questionamentos. Se não conseguimos resolver o problema imediatamente, fazemos o encaminhamento.”

IZAURA LANDIM

Coordenadora do Posto de Saúde do Gressler

Atendimentos

– 3.794 é o número total de atendimentos no mês de agosto

– 158 consultas odontológicas

– 394 procedimentos odontológicos

– 298 consultas especializadas

– 775 consultas básicas

– 115 consultas com enfermagem

– 2.054 procedimentos ambulatoriais – coleta citopatológicas, testes rápidos, testes de gravidez, curativos, aferição de pressão arterial, glicemia e retirada de pontos.

História

O posto de saúde do Gressler foi criado em 1986 para oferecer atendimento médico, odontológico e ambulatorial para a região da cidade. De 1987 a 1992 ,a população ia até a Escola Wolfram Metzler, onde recebia as fichas para atendimento em consultório. No dia 21 de março de 1992, foram inauguradas as instalações no atual prédio.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome