A Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) tem um novo presidente eleito. Com 92 votos, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), foi eleito à presidente da federação. O processo eleitoral ocorreu na última quarta-feira, 30 de maio, na sede da entidade.

 

A posse de Vanazzi acontece dia 5 de julho, durante o Congresso dos Municípios, em Canela, na Serra Gaúcha. Ele irá substituir o atual presidente da Federação e prefeito de São Borja, Mariovane Weis. “Vamos trabalhar para fortalecer o municipalismo, com um olhar diferenciado para os pequenos e médios municípios, que precisam de um apoio político muito maior para poder garantir recursos a uma boa gestão e solução para os problemas da sua região”, destacou Vanazzi.

 

Vanazzi foi escolhido após disputa interna promovida pelo Partido dos Trabalhadores. Ele venceu o prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, por 61 votos contra 56. Desde 2005, foi estabelecido que os partidos com maior número de prefeitos no Estado realizariam rodízio político no comando da Federação. Será a primeira vez em 36 anos que o PT lidera uma chapa à frente da entidade.

 

Para o ex-presidente da entidade, Heitor Petry, que presidiu a comissão eleitoral, este sistema “garante mais harmonia política às gestões, pois evita boicotes partidários e fortalece a luta em defesa do municipalismo”.