Melhorar o aspecto visual e arquitetônico da região central de Venâncio Aires. Esse é o objetivo de um projeto que a Prefeitura pretende executar entre 2014 e 2015 nas duas praças centrais, a da Matriz e a Evangélica, e no calçadão da cidade. Para isso, conforme o prefeito Airton Artus, a proposta será incluída no Plano Plurianual, que estabelece metas a serem seguidas pelo governo municipal, entre 2014 e 2017.

Segundo o prefeito, projeto inicial existe, mas a intenção é convidar arquitetos para um debate ou promover um concurso para que esse profissionais possam explorar sua criatividade em benefício do município. “A proposta é embelezar a área central através de uma reestruturação e modernização baseada em estilo europeu”, enfatiza. Artus considera necessária a remodelação da área central e adianta que, com o novo projeto, as praças ganharão pavimentação interna e terão o acesso facilitado. Acredita que o valor necessário para executar o plano seja elevado. No entanto, não há estimativa de quanto custarão.

Sobre o debate existente em relação à retirada ou não das tipuanas existentes no calçadão, Artus explica que escolheu não participar dessas discussões porque reconhece que, ao se optar, por exemplo, pela retirada das árvores, tal medida precisaria ser acompanhada de uma remodelação do trecho. De acordo com o prefeito, por enquanto,  depende da disponibilidade de recursos e da discussão do projeto com a comunidade. Entre as possibilidades citadas por ele, estão a construção de uma rua coberta e o alargamento do calçadão, de um modo que se torne possível a passagem de dois veículos. Para melhorar o aspecto visual das praças, Artus também destaca a necessidade de remodelação dos banheiros públicos, através da construção de novos espaços.

Em relação aos moradores de rua, que ocupam as praças do município, diz que o assunto, muitas vezes, extrapola a esfera pública. Artus relata que, em 2009, foi criado um albergue onde é oferecido moradia, alimentação e vestimentas, mas que possui regramentos como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e  muitos moradores de rua não querem fazer uso do espaço. “Talvez, a Prefeitura vai ter que endurecer nesse sentido, com medidas ou uma legislação que interfira nessa situação, que está muito cômoda aos moradores de rua, que, em geral, ficam bebendo e perturbando quem passa pelas praças.”

Propostas da campanha eleitoral

 

Em 2012, durante as eleições municipais, a realização de melhorias nas praças centrais foi uma das propostas apresentadas pelo prefeito Airton Artus. O plano de governo, ainda, apresentava as seguintes propostas:- Revitalizar as praças centrais do município para um melhor aproveitamento como opção de lazer- Desenvolver o Projeto Rua Coberta- Construir junto a Praça da Matriz um Palco para as atividades artístico-cultural e um terminal turístico que sirva para programações de natal, páscoa e datas comemorativas divulgando o nosso símbolo- Criar um centro de Informações Turísticas, tendo como local a Praça da Matriz, mantendo um profissional da área em tempo integral, exemplo: Casa do Turista. Fonte: Plano de Governo da coligação ‘Para Venâncio continuar mudandoÂ’

Mais detalhes no flip ou edição impressa de 21/05