Presidente da Funasa oficializa o Salta-Z

-

O ex-deputado e ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e que atualmente preside a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), esteve em Venâncio Aires no último sábado, 4. Nogueira visitou o Parque do Chimarrão, onde se encontrou com autoridades e conversou com a imprensa. Ele estava acompanhado da superintendente da Funasa no Rio Grande do Sul, Karla Viviane Rech.

Entre os projetos mencionados por ele, a ideia da Funasa de investir em municípios com mais de 75 mil habitantes, o que ‘brilha os olhos’ de Venâncio, já que a cidade tem uma população aproximada. Tradicionalmente, a fundação trabalha em projetos de água e saneamento para cidades menores, com até 50 mil habitantes.

Ainda assim, no caso de Venâncio, houve a instalação de um programa pioneiro no estado e por isso Nogueira esteve aqui. O presidente da Funasa oficializou o início do trabalho do chamado Salta-Z, que vai garantir o acesso à água tratada dos moradores de Alto Paredão Pires – cerca de 35 famílias que residem na localidade e a qual, historicamente, tem dificuldades de potabilidade de água. “Venâncio é o primeiro, mas outros 30 municípios do Rio Grande do Sul devem receber o sistema”, disse Nogueira.

A inauguração oficial aconteceu nesta segunda-feira, 6, pela manhã, durante a Caravana Pé na Estrada da Administração Municipal em Alto Paredão Pires.

PROJETOS

Nogueira comentou ainda a possibilidade de investir em tecnologias para melhorar a qualidade da água e sobre isso o prefeito Giovane Wickert mencionou um projeto, ainda em estudo, da Universidade de Santa Cruz do Sul e do qual Venâncio poderia utilizar.

A Funasa tem realizado investimentos significativos para auxiliar os municípios no Brasil, já que hoje ainda são 35 milhões de pessoas que não tem acesso a água potável.”

SISTEMA

1 Salta-Z é a abreviação de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água. Trata-se de um sistema de captação e tratamento simplificado de água imprópria para consumo humano para água própria. Ela deverá ser utilizada para beber, cozinhar e lavar alimentos. A Funasa sugere não usar para tratar animais ou regar plantas e flores.

2 Em Alto Paredão Pires, o sistema foi construído com recursos destinados pela Funasa e o Município apenas construiu a torre para a caixa d’água e o kit Salta-Z. A água será captada de um açude na propriedade de Jader Alex Fischer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes