Polícia vai encaminhar à perícia a pistola australiana, calibre 9 milímetros, que foi apreendida sexta-feira, 1º, durante cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, referentes à Operação Mão Negra. A arma estava em poder de Arlei da Silva, que ontem completou 40 anos, e pode ter sido usada na execução de um homem, na tarde do dia 25 de agosto, no interior de Bom Retiro do Sul. A vítima foi morto com cerca de oito tiros, no rosto.

Silva foi preso por agentes da Polícia Civil de Venâncio Aires, Lajeado e outras DPs que investigavam uma quadrilha responsável por assaltos nos vales do Taquari, Rio Pardo e na Serra. Ele e Maicon Medeiros Rosa, 22 anos, estavam escondidos em uma casa, às margens da ERS-130, na localidade de Linha Chafariz, em Vila Mariante, interior de Venâncio Aires.

Segundo apurado, a pistola calibre 9 milímetros pode ter sido usada na execução de Cristiano Oliveira, 37 anos, popularmente conhecido com Dj Xuxa. A vítima dirigia uma Fiorino pela localidade de Mundo Novo, quando foi abordada por um homem, que lhe desferiu cerca de oito tiros no rosto. No local do crime foram apreendidas oito cápsulas calibre 9 milímetros. A polícia sabe a motivação do crime, mas o caso ainda é mantido em sigilo.

ASSALTOSPara a polícia, a dupla presa em Linha Chafariz integrava uma quadrilha responsável por uma dezena de ataques a agências bancárias, lojas, veículos e residências. Além de dinheiro, roubavam jóias, cigarros e roupas. No local onde foram presos, os policiais apreenderam centenas de peças de roupas novas, armas – além da pistola, uma espingarda calibre 12 -, dois coletes à prova de balas, toucas ninja, rádios-comunicadores na frequência da polícia, entre outras coisas.

A última ação atribuída à dupla foi praticado horas antes da prisão, em Vale Verde. Eles usaram sete pessoas como ‘escudo humano’ para tentar arrombar um caixa eletrônico da agência do Sicredi daquele município. Como não conseguiram, arrombaram uma loja, ao lado do banco, e levaram roupas e dinheiro. As roupas foram encontradas no esconderijo, em Linha Chafariz, além de material usado na tentativa de abrir o caixa eletrônico.

Além de Silva e Rosa, outros dois homens e duas mulheres foram presos em Lajeado. Com eles foram apreendidas armas, cinco veículos, joias, roupas, TVs, celulares, tablets, motosserra e parte da carga de cigarro, roubada em Estrela, no dia 31 de agosto.

RAMIFICAçõESA quadrilha tinha ramificações em Santa Catarina e no Paraná. Na terça-feira, 6, em ação complementar à Operação Mão Negra, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Barracão (PR), e de Dionísio Cerqueira (SC) prenderam duas pessoas, que estavam com mandados de prisão. Outras quatro foram conduzidas coercitivamente para prestar depoimento.

A polícia apurou que os presos são suspeitos de envolvimento em um roubo a residência, em Barracão, no dia 17 de agosto. As vítimas foram ameaçadas e amarradas e viram os assaltantes levarem joias e dinheiro.