Sérgio Halmenschlager e Cristiano Luís Neumann: entre as autoridades, dois dos produtores que receberam o repasse de recursos. (Foto: Edemar Etges/Folha do Mate)

“Nós, da Aspemva, nos sentimos confortados em poder assinar o convênio que vem atender uma necessiudade que vínhamos solicitando há diversos anos, para que os produtores possam se manter na atividade. Recebendo este benefício, os produtoer vão manter seus ervais, efetuar novos plantios, preservando o meio ambiente, pois a erva-mate é ecologicamente correta, além de manterem o sustento de suas famílias”. A manifestação é do presidente da Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo dos Vales (Aspemva), Cleomar Konzen, feita durante a solenidade de repasse aos produtores do subsídio de 50% referente à aquisição de mudas de erva-mate, ocorrida na tarde desta terça-feira, 10, na Prefeitura.

Na mesma linha de pensamento, a secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires e vereadora Sandra Wagner (PSB) salientou que estava se sentindo feliz em ter ajudado a aprovar o projeto de lei que destinou recursos para que esta iniciativa fosse colocada em prática. “Torço muito para que novamente tenhamos os ervais como realidade no município, tendo em vista que passamos por um período onde muitos produtores erradicaram as suas pantações de erva”, declarou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, salientou o trabalho do técnico agrícola do escritório municipal da Ematwr/RS-Ascar, Alex Davi Gregory, que auxiliou na execução do projeto, e destacou a necessidade de reeditar o programa para que a Administração pudesse repassar estes recursos. “O nosso desafio também era alavancar a associação, para que ela se mantivesse em atividade, e fazer os produtores entenderem a importância de se associarem”, afirmou, acrescentando que o município é referência no estado no que se refere a repasses de recuros para os mais diversos setores da agricultura.

PROGRAMAS

A necessidade da Administração em dar uma atenção maior ao setor primário foi defefendida pelo vice-prefeito Celso Krämer. “Precisamos fazer mais e caminhar ao lado dos agricultores”, disse. O prefeito Giovane Wickert também falou da reformulação do programa para beneficiar os agricultores dos mais diversos setores e culturas, como o programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro, por exemplo. Também reconheceu as lutas da Aspemva para que o programa fosse efetivado. “Este foi o primeiro passo. Agora, precisamos dar continuidade e beneficiar mais produtores rurais em outros setores”, salientou.

“Vocês estão incentivando outros produtores a se habilitarem, no próximo ano, para acessarem os subsídios para aquisição de mudas de erva-mate.”

GIOVANE WICKERT

Prefeito

“Acredito que a erva-mate, no futuro, será de novo uma cultura forte e com destaque no município.”

CELSO KRÄMER

Vice-prefeito

“Vemos produtores que ainda demonstram muita vontade em manter esta tradição e que acreditam na erva-mate.”

SANDRA WAGNER

Vereadora

“O recurso ainda é pouco, porém, temos que dar um passo de cada vez.”

ANDRÉ KAUFMANN

Secretário municipal de Desenvolvimento Rural

SAIBA MAIS

1 O Progrma Municipal de Reflorestamento na Propriedade Rural visa incentivar o reflorestamento com culturas arbóreas como alternativa de diversificaçção nas pequenas propriedades rurais, sendo de extrema importância para a preservação do meio ambiente contra erosões, incentivando o plantio de espécies com potencial econômico, tais como eucalipto, erva-mate e fruticultura, entre outras.

2 O projeto financiou 27.130 mudas de erva-mate. No total, foram beneficiados 31 produtores de seis localidades do interior do município. O valor total repassado ontem aos produtores de erva-mate soma mais de R$ 20 mil. Mulheres de produtores beneficiados apresentaram diversas receitas à base de erva-mate para degustação.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome