
O professor Camarense Josinei Ricardo de Azeredo, morando e lecionando atualmente em Vale Verde, lançou recentemente um livro no gênero de crítica literária, intitulado de ‘Os dez melhores versos de Francisco Pereira Rodrigues’. Azeredo é formado em letras e leciona produção de texto e inglês nas escolas do município.
Segundo o professor, trata-se de uma láurea ao escritor de Santo Amaro, Francisco Pereira Rodrigues, pela passagem de seus 102 anos de vida pública e literária. “Percebi, então, que sua poesia não havia sido escoliada o suficiente. Aí surgiu a ideia de selecionar o maior tesouro do escritor: o seu amor telúrico. E sua estética literária se dá exatamente na paixão pela histórica Santo Amaro”, explica Josinei Azeredo.
“Se formos analisar outros expoentes das letras, facilmente notaremos o lirismo saudosista. é o caso, por exemplo, de Olavo Bilac, o príncipe dos poetas. Evidentemente é apenas uma apreciação”, disse o professor-escritor, que já teve outra obra publicada, chamada de “Xadrez, uma Ponte para o Conhecimento”.
Francisco Pereira Rodrigues elaborou o primeiro plano de reforma agrária do Rio Grande do Sul, foi prefeito de General Câmara, pertence à Casa do Poeta Rio-Grandense e já foi homenageado por ter sido cidadão porto-alegrense aos 99 anos. é formado em ciências Jurídicas e já atuou em vários cargos públicos, entre outras qualificações.
O livro foi publicado pela editora Martins Livreiro de Porto Alegre e impressa por Francisco Pereira Rodrigues. Como foram poucas tiragens a obra estará disponível apenas na biblioteca pública de Vale Verde e de General Câmara para pesquisa.