Programa de Açudagem beneficia novos agricultores

-


Programa de Açudagem beneficia novos agricultores

O Programa de Dessedentação Animal, de Combate à Seca e de Apoio à Piscicultura continua beneficiando pequenos produtores rurais no interior de Mato Leitão. Implantado no final de 2010, o projeto já alcança o número de 77 obras concluídas em diversas localidades.

Trata-se da limpeza, recuperação e construção de novos. Além de minimizar os efeitos de estiagens, garantindo a captação e armazenamento de água para o consumo animal, o programa oferece a oportunidade para a criação de peixes como uma nova opção de renda na propriedade e ainda de lazer. Todas as propriedades inscritas foram visitadas para levantamento técnico, propiciando a liberação ambiental. Para viabilizar a execução das obras, a Prefeitura oferece um subsídio aos produtores de 50% sobre os valores de horas/máquina praticados, seguindo a tabela de subsídios implantada pela Lei Municipal n.° 1.274, de 26 de maio de 2006.

Um dos açudes concluídos está na propriedade de Luis Debald, na Vila Santo Antônio. O trabalho com a escavadeira hidráulica se estendeu por cerca de cinco dias. Debald classificou com excelente o trabalho. “Sem esse programa seria difícil colocar em prática a construção deste açude. Sempre tinha essa vontade e um lugar pra isso. Para o agricultor tudo é bem vindo em termos de obras”, afirmou. Além de captar água, o agricultor pretende começar uma pequena produção de peixes. “Primeiro é para o consumo da minha família. Meu filho gosta de pescar. Depois vamos ver”, disse. Luis Debald destaca que vários agricultores da região já foram atendidos no programa. Numa área de aproximadamente cinco hectares, nas proximidades do novo açude, o agricultor cultiva milho e aipim (cerca de 1.500 caixas nesta safra). Uma de suas fontes de renda é a comercialização de produtores para a merenda escolar dos educandários de Mato Leitão.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mato Leitão

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes