Crianças visitaram moradores do bairro para falar sobre a importância da conscientização (Foto: Elis Schmitt/Divulgação)
Projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental (Foto: Elis Schmitt/Divulgação)

É cedo que se começa. A máxima vale para muita coisa e quando se trata de conscientização sobre meio ambiente o assunto é mais do que importante. Pensando no futuro, mas também no agora, que um projeto bem bacana tem sido realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, no bairro Coronel Brito.

Especificamente na turma de 3º ano do Ensino Fundamental, a professora Elis Hammes Schmitt, formada em Biologia, começou neste ano um projeto que não tem exatamente um nome, mas o objetivo é bem definido: conscientizar a comunidade e famílias sobre o tempo de decomposição dos materiais descartados na natureza.

Conforme Elis, na última semana, alunos com média de oito anos de idade percorreram o bairro Battisti. Além de recolherem resíduos na rua, visitaram casas e conversaram com os moradores sobre a quantidade de lixo descartada.

As crianças confeccionaram cartazes para mostrar o tempo que itens como pneus, plástico e vidro levam para se decompor na natureza. “Algumas mães acompanharam e o trabalho foi muito elogiado pelas pessoas visitadas e abordadas na rua”, contou a professora. “É importante que esse pensamento crítico, a partir da sala de aula, seja levado em forma de ações concretas, a começar no bairro onde moramos. Se trabalha Geografia e Ciências, pensando no meio ambiente.”

O próximo passo da turma, segundo Elis, é fazer um roteiro para levar ações de conscientização de combate à dengue, para seguir com o projeto.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome