Na primeira sessão plenária da 55ª Legislatura da Assembleia Legislatura, realizada nessa terça, 5, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) obteve 25 assinaturas (seis a mais que o mínimo necessário) de colegas deputados e deputadas de diferentes bancadas e já protocolou o requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da RSC-287, no trecho Santa Maria – Tabaí.

Foto: Vanessa Vargas / AI Valdeci OliveiraValdeci obtém assinaturas e protocola Frente pela Duplicação da 287
Valdeci obtém assinaturas e protocola Frente pela Duplicação da 287

Com as assinaturas obtidas, na próxima terça, 12, a Mesa Diretora do Parlamento dará o aval para criação do colegiado. O passo seguinte é a instalação formal da Frente. “O nosso objetivo é inserir a força e a representatividade do Parlamento gaúcho no movimento que já existe junto à sociedade civil e às lideranças empresariais do interior do estado. Temos convicção de que, com a Assembleia junto, essa ação ganha ainda mais potência e pluralidade. A 287 é uma das principais ligações entre as cidades do interior gaúcho e a Região Metropolitana”, destacou.

Para Valdeci, a realização dessa obra é fundamental para o desenvolvimento do Estado, especialmente das regiões Central, Vale do Rio Pardo, Centro Serra, Quarta Colônia e Jacuí Centro. “Vai dinamizar muito o deslocamento entre polos produtivos importantes do Estado e ajudar no escoamento da safra agrícola, além de ampliar muito a segurança dos milhares de usuários que utilizam a rodovia diariamente”, enfatizou.

O fato da obra já estar incluída no plano de concessões rodoviárias do Estado e dentro do Plano Estadual de Logística de Transportes (Pelt) ajuda na mobilização. “Esse é um movimento plural e que reúne e interessa os mais distintos setores da sociedade. Por isso, quando maior for o engajamento social nesse projeto, melhor”, acrescentou Valdeci.