Para o mundos dos negócios, fatores como qualificação profissional, reciclagens constantes, cultura geral e relacionamento qualitativo com as pessoas são indispensáveis para o sucesso de uma empresa. A observação é do consultor, escritor, terapeuta holístico, palestrante e filósofo, Ramão da Costa Chagas.

Foto: Carolina Schmidt / Folha do MateRamão da Costa Chagas palestrou para associados da Caciva
Ramão da Costa Chagas palestrou para associados da Caciva

Ele foi o palestrante da tradicional reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) realizada, ontem, para associados na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Ao abordar o tema ‘As empresas e os consumidores no cenário de mudanças’, citou as melhorias em empresas de diferentes segmentos ocorrem se houver a disciplina e educação. “Não adianta, somente, ter vontade de fazer as coisas. é preciso disciplina para que elas aconteçam.”Além disso, ressaltou que a sabedoria é importante para a equipe de trabalho. Outra característica, é a empresa ter funcionários que façam diferentes tarefas. “Precisamos disso. O que completa a sabedoria é o conhecimento adquirido.” De acordo com ele, muitas empresas, estão em crise, atualmente, devido à fragilidade em diferentes aspectos. Em relação aos consumidores, observou que os estabelecimentos precisam ficar atentos e qualificar cada vez mais o atendimento, pois o cliente do passado não é mais o mesmo de hoje. “O atendimento é um serviço mental. Se o consumidor vai em um restaurante com alimento e local de boa qualidade, mas é mal atendido, ele não volta mais.” Conforme Chagas, um dos maiores desafios é a cultura das pessoas.

CURSOS E ELEIçãOO vice-presidente do setor de serviços da Caciva, Marcel Coutinho, apresentou a agenda de cursos do mês de outubro para os associados e destacou que em novembro será realizada a eleição para a nova diretoria da entidade.