tabaco audiencia
Audiencia pública ocorreu na noite desta quinta-feira, de forma virtual

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul deve criar uma Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco.

O anúncio foi feito durante audiência pública estadual realizada na noite desta quinta-feira, 25, pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Além de sugerir a criação deste grupo de trabalho, o proponente da audiência, o deputado estadual Zé Nunes (PT), também defendeu a criação de frentes parlamentares nas Câmaras de Vereadores dos municípios produtores de tabaco, com o mesmo objetivo: dar voz aos fumicultores e defender a cadeia produtiva de tabaco.

A reunião virtual, que contou com representantes de diversas entidades e também de produtores de tabaco, debateu a comercialização do tabaco na atual safra. Além disso, o fortalecimento da representação dos fumicultores, o cumprimento da Lei da Integração por parte das empresas do setor e o levantamento do custo de produção em conjunto com os produtores foram debatidos.

Também foi proposto que a Câmara Setorial do Tabaco do RS, reativada em abril deste ano pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, faça a mediação entre todos os atores da cadeia produtiva. 

Durante as manifestações, produtores de tabaco também fizeram duras críticas à classificação feita pelas empresas e repudiaram o rebaixamento das classes na hora da compra. Em função disso, entidades e fumicultores defenderam que o produto já seja classificado na propriedade, como já propõe o Projeto de Lei nº 204 /2015, de Zé Nunes, que trata sobre a classificação no galpão dos agricultores. O parlamentar anunciou que vai buscar agilizar a tramitação da proposição.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome