Jones, Arthur e Valmir unidos na paixão pelo futebol (Foto: Cassiane Rpdrigues)

A paixão pelo futebol segue ao longo dos anos e passa de geração em geração. Venâncio Aires se destaca pelos campeonatos de futebol no interior e o engajamento das equipes e participação das torcidas nos campos. Um hobby que vira compromisso e une as famílias a cada competição.

Na família Schneider, foi o time Santo Antônio de Vila Sampaio que despertou a paixão de pai e filho pelo futebol. Valmir Luiz Schneider, 50 anos, viveu a infância em Linha Santana e, com 13 anos, começou a jogar no time de Vila Sampaio.

Mesmo vindo residir na cidade, posteriormente, não perdeu o vínculo com o interior. O filho dele, Jones Alex Schneider, 27 anos, também começou a trajetória no futebol no mesmo time. “É o time do coração, foi onde começamos”, contam pai e filho, que hoje moram no bairro Coronel Brito, mas não perderam a ligação com o interior.

Por questões de saúde, Valmir não joga mais há 4 anos, mas guarda as lembranças do tempo como jogador e treinador. Além do time do interior, também foi o idealizador do Cruzeiro, equipe que atuou por cerca de 5 anos.

No auge da carreira, Jones já carrega vários títulos de campeonatos na região. “Agora não jogo, mas acompanho o Jones em todos os jogos dele, gosto de estar junto”, diz o pai. O filho tem no pai uma companhia inseparável a cada competição. “Falta eu, mas não falta ele nos jogos”, brinca Jones.

O jovem é meia-atacante e já passou por vários times, tanto de Venâncio quanto de municípios da região. Eles destacam também as experiências que o futebol proporciona, tanto as pessoas quanto os lugares que conhecem. “Fui para jogos em lugares que nunca imaginava conhecer”, comenta Valmir.

Quem também acompanha a família nos jogos é Arthur, 3 anos, filho de Jones. “Ele vai junto nos jogos desde que estava na barriga”, brinca. A esposa de Jones, Gabrielli Stefens, 27 anos, comenta que acostumou com a rotina dos fins de semana nos campos. “Nós só deixamos de ir nos primeiros meses do Arthur porque era inverno, mas agora ele já pede pra ir”.

MUDANÇAS

Valmir e Jones dizem que cada vez mais é possível ver famílias inteiras acompanhando os jogos nos campos de futebol pelo interior de Venâncio. “Normalmente tem mais mulher que homem na arquibancada. São jogos tranquilos, tem também muita criança participando”, ressalta Valmir. Ele afirma que, de uma maneira geral, as competições estão mais tranquilas hoje em dia, não tem muita briga, o que leva as famílias para assistirem às competições.

Competições

Durante o ano, cinco competições mobilizam os times de Venâncio Aires, com partidas pelo interior do município:

– Campeonato Municipal de Venâncio Aires

– Campeonato Regional da Aslivata

– Taça da Amizade

– Campeonato A Liga de Futebol Amador

– Copa Serrana

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome