Evento em 2019 ocorreu em Vera Cruz e reuniu mais de 4 mil mulheres (Foto: Lucas Batista/ Jornal Arauto)

Mais de 700 mulheres de Venâncio Aires, Vale Verde e Mato Leitão irão participar do 25º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que ocorre no domingo, 8, no ginásio Poliesportivo de Santa Cruz do Sul.

Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mesmo dia, o encontro regional completará 25 anos. O evento tem como tema o ‘Protagonismo da Mulher suas lutas e Conquistas’. Organizado pela Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, o evento busca reunir 4 mil mulheres da região e proporcionar mais um dia de reflexão.

Segundo a diretora secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Sandra Wagner, além das atrações, os visitantes poderão prestigiar 20 agroindústrias da região que são gerenciadas por mulheres. Venâncio Aires estará presente com as Bolachas da Tia Leci, de Lisiane Becker; Panificados Caseiros, de Ledi Maggioni e; Casa do Mel Serrano, de Cléria Posselt Schlosser. Além das agroindústrias, o evento contará com comercialização de artesanato, flores e folhagens produzidas pelas trabalhadoras rurais de Santa Cruz do Sul. “Vale destacar a força e persistência das mulheres. Teremos três venâncio-airenses, mulheres à frente do seu próprio negócio.”

Conforme Sandra, que estará participando do evento também como coordenadora regional, este “será um dia de luta, de confraternização e que marca a década da agricultura familiar. Vamos reforçar o protagonismo da mulher e nossa luta pelos nossos direitos.”

No evento, terá de forma gratuita, a distribuição de erva-mate e água quente. Além disso, a organização solicita a contribuição de um quilo de alimento não perecível que será distribuído para entidades que atendem crianças carentes.

ROTEIRO DE ÔNIBUS

1 Ônibus saindo às 6h30min da Sociedade Santo Antônio de Linha Santana passando por Vila Teresinha, se deslocando até a sede do STR de V. Aires em seguida a Santa Cruz do Sul.

2 Ônibus saindo às 6h30min do salão 25 de Julho da Vila Santa Emília, passando por Nossa Senhora de Lourdes se deslocando pela Capoeira Grande, em seguida seguindo até Linha Olavo Bilac até a casa da Erna Endler, em seguida retornando a Venâncio Aires e se deslocando a Santa Cruz do Sul.

3 Ônibus saindo às 6h30min da comunidade do Campo Grande se deslocando até Linha Cerro dos Bois, passando pela comunidade São Caetano, seguindo até o salão da comunidade São Pedro de Linha Estrela, retornando, passando pela empresa Marasca, se deslocando até o STR de V. Aires, em seguida Santa Cruz do Sul.

4 Ônibus saindo às 6h30min da Igreja São Martinho de Vila Palanque, se deslocando até a comunidade Evangélica da Linha Herval, retornando até a igreja católica Santa Luzia, em seguida se deslocando por São Salvador, retornando ao Palanque e se deslocando até o STR de V. Aires

5 Ônibus saindo às 6h30min da entrada do Travessão Mariante se deslocando até a Picada Nova, seguindo até a Igrejinha, passando por Estância São José e saindo na RSC- 287, passando pela Estância Nova parando na entrada do Luiz Kunzel e em seguida se deslocando até Santa Cruz do Sul.

6 Ônibus saindo às 6h da casa de Nelson Keller passando por Linha Saraiva, se deslocando até Centro Linha Brasil, passando por Linha Marechal Floriano, saindo em Linha Arroio Grande no Oli Costa, e em seguida se deslocando até o STR V. Aires, passando pela agroindústria da Ledi Maggioni.

7 Ônibus saindo às 7h do ginásio de esportes da Linha Brasil seguindo até a entrada Rabuske , passando por Harmonia da Costa, saindo na ‘Viúva Stahl’ em seguida se deslocando até o STR de V. Aires.

Box – Programação

8h- Recepção e acolhida das caravanas, junto ao Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul

9h – Mística e celebração ecumênica

9h20min – Resgate Histórico – Protagonismos da Mulher Rural, lutas e conquistas

10h – Abertura oficial com a presença de autoridades

10h30min – Comemoração dos 25 anos de encontros regionais

11h – Apresentações artísticas locais e regionais

12h – Almoço

13h – Animação banda Os Colonos

14h – Show estadual com a Orquestra La Montanara

17h- Encerramento

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome