O curso de Ensino Médio Técnico em Agricultura ocorre via Pedagogia da Alternância: uma semana o jovem fica na escola e outra na propriedade (Foto: Divulgação/Efasc)

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) iniciou, na segunda-feira, 12, as inscrições para a nova turma de Ensino Médio em 2021. O processo de ingresso ocorre virtualmente nesta edição, devido à pandemia do coronavírus. O candidato precisa preencher um formulário via Google, no link, junto da família com informações necessárias para efetivar a sua inscrição. O prazo se estende até o dia 10 de fevereiro de 2021.

As entrevistas dos candidatos com a família serão entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2021. A lista dos 30 novos estudantes sairá no dia 23 de fevereiro de 2021 e as matrículas dos mesmos, acontecerá de 23 à 26 de fevereiro, já iniciando as aulas dessa nova turma, no dia 8 de março.

Requisitos

Para buscar uma vaga na Efasc é necessário preencher alguns requisitos, visto que a escola é voltada preferencialmente para filhos de agricultores familiares do Vale do Rio Pardo. Dentre as exigências estão: ter o Ensino Fundamental concluído ou ser concluinte em 2020; ser filho de agricultores familiares ou morar e ter vínculo com o campo; e residir em um dos municípios parceiros da Efasc, dentre eles Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Rio Pardo, Sinimbu, Herveiras e Boqueirão do Leão.

O curso de Ensino Médio técnico em Agricultura na Efasc se dá via Pedagogia da Alternância, por meio da qual os jovens alternam uma semana na escola e outra semana na propriedade familiar, experimentando e vivenciando realidades e processos de aprendizagens distintos, a partir da prática agropecuária, relacionando os saberes diferentes, oportunizados pela escola e pela família.

A Escola Agrícola é uma escola comunitária e é mantida pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) e conta, atualmente, com 30 parceiros institucionais.

Onze anos de Efasc

Neste ano, formam-se na Efasc mais 26 estudantes no Ensino Médio, que estarão aptos aos estágios profissionais em 2021, para a obtenção do curso técnico em Agricultura, abrindo assim mais 30 vagas que serão preenchidas por essa nova turma. Neste ano, completam-se 280 egressos que já passaram pela formação da Efasc, em 11 anos de escola.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Efasc

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome