Onda de frio pode impactar diferentes culturas agrícolas

-

A frente fria que chegou nesta semana e pode causar geada neste fim semana, pode trazer prejuízos para diversas culturas agrícolas, em Venâncio Aires. A cultura do trigo, que está no início do florescimento, pode ser uma das mais afetadas. “São 260 mil hectares que poderão ter consequências bem significativas de perdas”, comenta o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin.

O milho, que tem mais de cinco mil hectares plantados, no município, também pode ter o desenvolvimento afetado, em caso de geada. “O milho que já está um pouco mais alto, que tem um palmo, que já germinou, não seria favorável para seu desenvolvimento uma geada forte”, explica Fin.

O profissional também cita abacate, pitaya e pêssego como frutas que podem ter prejuízo no seu desenvolvimento. “Vários pessegueiros já estão com frutos. A flor não sofre tanto, mas, se gear, a fruta será prejudicada”, afirma o engenheiro agrônomo, que também cita as flores de embelezamento e hortaliças entre as culturas que poderão ser afetadas, se o frio for excessivo.

Outro item que preocupa é a cana-de-açúcar, que já foi impactada pelas geadas anteriores. Além disso, Fin ressalta que as pastagens também podem sofrer impactos. “Viemos da seca, ela demorou para germinar e agora que os agricultores estão com ela no ponto para largar os animais para pastoreio, se tiver geada, ela vai queimar”, alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes