cesta de legumes
Objetivo da Semana da Alimentação é promover hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida (Foto: Freepik/Divulgação)

Inicia-se, hoje, a programação alusiva a Semana da Alimentação, promovida pela Emater/RS-Ascar em Venâncio Aires. Com o tema ‘Segurança alimentar e nutricional: estratégias e ações integradas em tempo de pandemia’, as ações remetem à valorização de alimentos produzidos localmente, que estejam disponíveis no momento para consumo.

A programação começa com uma oficina de bolo de beterraba, cenoura e laranja com produtos cultivados pelos produtores de orgânicos, e deve ocorrer em paralelo à feira da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), nos fundos da Prefeitura, a partir das 15h30min.

Amanhã, 14, ocorre a segunda oficina da semana, no Sindicato Rural, às 14h, com lideranças dos clubes de mães do interior do município. Serão praticadas receitas de bolo de banana sem farinha, sem açúcar e sem leite, além de aproveitar a fruta da época e disponível na maior parte das propriedades rurais.

Na quinta-feira, 15, terceiro dia de atividades, às 14h, a atividade ocorre na Chácara Coutinho, em Vila Palanque. A oficina de pão de ervas e patê de manjerona com ervas finas, valorizando e resgatando as plantas medicinais, condimentares e aromáticas da propriedade.

A última atividade será na sexta-feira, 16, às 16h, na propriedade de Carina Pires, que é produtora de morangos com sistema colhe e pague, em Linha Antão. A oficina será de torta trufada de morango, uma opção do aproveitamento do alimento e geração de renda.

Conforme a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhr, o objetivo é promover melhor qualidade de vida por meio da adoção de hábitos saudáveis. “Uma alimentação equilibrada e nutritiva, variada, aumentando o consumo de alimentos in natura e da época”, reforça Viviane.

LEIA MAIS: Emater organiza a Semana da Alimentação

Participação

Hoje, na quinta e na sexta-feira, as oficinas serão abertas ao público. Para uma melhor organização, a Emater realiza a confirmação de presença pelos telefones 99841-0502, com Viviane, ou 99927-7626, com Djeimi. Mais informações também podem ser esclarecidas com as extensionistas da Emater. Amanhã, a oficina será exclusiva para as lideranças dos clubes de mães do interior de Venâncio Aires.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome