Reunião realizada nesta semana tratou da participação da trabalhadoras rurais de Venâncio, Mato Leitão e Vale Verde (Foto: Divulgação)

Mulheres do campo têm um encontro marcado com o calendário no dia 8 de março, quando ocorre o 25º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais. Organizado pela Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, o evento ocorre, neste ano, em Santa Cruz do Sul. Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mesmo dia, o encontro regional, que completa suas ‘bodas de prata’ em 2020, reforça o protagonismo da mulher na agricultura.

Em reunião realizada na quarta-feira, 29, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, a Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais tratou sobre a participação das trabalhadoras rurais de Venâncio, Mato Leitão e Vale Verde, municípios abrangidos pelo STR local.

O encontro contou com a presença da coordenadora regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais, Salete Faber e foi liderado pela diretora secretária do STR de Venâncio Aires, Sandra Wagner e pela presidente da comissão local, a agricultora Rosenei Derlamm Neumann.

Segundo Sandra, o tema do evento deste ano foi pensando para marcar a década da Agricultura Familiar e abordará a importância do ‘Protagonismo da Mulher suas lutas e Conquistas’. Para marcar os 25 anos do evento, a ideia é realizar um resgate histórico. Neste período, Venâncio Aires realizou três encontros e outro foi realizado em Mato Leitão, que é extensão de base do STR da Capital do Chimarrão.

A programação do evento ainda está em construção, mas ocorrerá no ginásio Poliesportivo de Santa Cruz do Sul. A Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais se reúne na próxima quinta-feira, 6, para tratar dos preparativos.

Como em anos anteriores, em Venâncio Aires será colocado ônibus à disposição dos interessados em participar do evento. O preço da passagem será de R$ 12 para sócios e R$ 15 para não sócios. As inscrições podem ser feitas no escritório do sindicato ou com as mulheres que retiraram listas até o momento: Adriane Meri Metz e Selmira Klamt, de Centro Linha Brasil; Rose Neumann e Angela Caetano, de Linha Brasil; Valéria Sterz, de Linha Harmonia da Costa; Lucena Wickert, de Linha 17 de Junho e; Rosane Guimarães, de Estância São José. As listas de inscrição devem ser devolvidas até o dia 28 de fevereiro.

PROTEÇÃO DA PELE

  1. Na reunião desta semana também foi definida a realização de um evento, agendado para o dia 31 de março, que abordará a importância e os cuidados com a saúde da pele e a necessidade do uso do protetor solar.
  2. Mais dois temas deverão ser trabalhados durante o ano relacionados à saúde da mulher, sendo que um deles irá tratar sobre menopausa, causas e efeitos e, outro será voltado à saúde mental, falando sobre o mal do século que é a depressão.
  3. A comissão municipal foi criada em agosto de 2012 e tem por objetivo fomentar o diálogo das mulheres associadas do sindicato com as comunidades que elas representam.
  4. “Essas mulheres são o elo de ligação entre o sindicato e a comunidade, assim possibilitando levar informações, esclarecer dúvidas, organizar eventos e mobilizações, tudo pensando no bem-estar das pessoas que vivem no campo”, destaca Sandra Wagner.

Mulheres rurais na Rua Grande

Está confirmada a participação das mulheres rurais no desfile da escola de samba Acadêmicos do Samba Négo. A agremiação levará à Rua Grande o tema-enredo ‘Em se plantando tudo dá: A força e a importância do meio rural’, por isso, as integrantes da Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais estará participando do desfile na ala dedicada à valorização da mulher rural.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome