Unidade de observação busca estimular o plantio de batatas em Passo do Sobrado

-

Um projeto que começou a ser colocado em prática no mês de agosto em Passo do Sobrado busca difundir o cultivo da batata entre os agricultores do município e a partir disso estimular a produção do alimento pensando na comercialização dele. Por meio de uma parceria entre a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e da Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) foi instalada, no município, uma Unidade de Observação da Cultura da Batata.

O plantio de cinco variedades, conseguidas por meio de uma doação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Pelotas, foi feito na propriedade da agricultora Dulce Inês Hermes, 40 anos, localizada em Rincão de Nossa Senhora. A produtora relata que ela e a família costumavam plantar batata para o consumo próprio e viram no projeto uma oportunidade para investir em um novo mercado.

No local, com o auxílio da família, Dulce planta tabaco para comercializar e hortaliças, que são vendidas nas feiras rurais promovidas uma vez por semana pela Coopasvale. Caso o plantio das batatas apresente resultado positivo, a agricultora pretende, no ano que vem, investir na batata pensando em comercializá-la. “A ideia é investir em algo que ainda não tem”, comenta. No município, não há produtores comercializando batatinha na feira rural, nem para a merenda escolar, por exemplo.

Desde que aconteceu o plantio, a produtora tem observado como está a evolução das sementes. “Elas estão se desenvolvendo bem. Uma variedade já tem flor”, compartilha. Além de Dulce, que está sediando a unidade de observação, um agricultor de Passo do Sobrado investiu no plantio de batatas para a comercialização. Na área de abrangência da Coopasvale, também há um produtor de Vale Verde que trabalha com a planta. Atualmente, a cooperativa tem 58 associados. Contudo, o número de produtores que atuam é menor.

Sobre o projeto

A ideia de criar a Unidade de Observação da Cultura da Batata em Passo do Sobrado surgiu a partir de uma capacitação regional realizada no ano passado. Na oportunidade, os produtores receberam orientações técnicas a respeito do cultivo da cenoura e cebola, pensando na comercialização desses legumes.

Após a realização dessa atividade, os integrantes da Coopasvale demonstraram interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a batata, cultura que não é explorada comercialmente no município. A principal razão para a baixa produção de batatas em Passo do Sobrado está relacionada ao plantio de tabaco. Por pertencerem a mesma família, as duas plantas podem ser atingidas pelas mesmas pragas. Por essa razão, precisam ser plantas em áreas distantes. Além disso, em locais onde havia tabaco, não é indicado que seja feito o plantio da batata.

“O objetivo é incentivar os agricultores a voltarem a produzir a batatinha, para o consumo da família e para o mercado.”

EDSON PAULO MOHR – Agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar

Segundo o agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, que atua na Unidade de Cooperativismo de Santa Cruz do Sul, Edson Paulo Mohr, a batata é um alimento importante para toda a região, mas a produção está muito baixa. Segundo Mohr, a intenção era possibilitar que grupos de agricultores visitassem a propriedade de Dulce para observar o desenvolvimento das cinco variedades de batatas plantadas no local. Entretanto, por causa da pandemia de Covid-19 isso não foi possível. Por isso, a maneira encontrada para proporcionar o intercâmbio com os outros agricultores está sendo feita por meio de fotos enviadas pelo WhatsApp.

Para o agrônomo, essa também é uma oportunidade para os agricultores fazerem trocas de informações e realizarem o intercâmbio com os extensionistas da Emater e os pesquisadores da Embrapa. Além disso, a partir da avaliação das cinco variedades de batata, eles poderão escolher qual delas é mais produtiva para investir futuramente no cultivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes