Deputado Adolfo Britou ouviu a solicitação da diretoria da Cooprova e entidades apoiadoras, como a Emater e Sindicato Rural. (Foto - Edemar Etges/Folha do Mate)

“Ficamos bem otimistas com esta visita e renovamos a esperança que algo vai sair do papel. Estamos felizes por termos efetuado uma solicitação de auxílio para o nosso projeto e termos recebido atenção. Porém, ele não confirmou 100% a vinda de recursos”. A manifestação é da vice-presidente da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Mônica Moraes, ao falar sobre a visita do deputado Adolfo Brito (Progressistas) à sede da cooperativa na manhã da segunda-feira, 16. A visita foi intermediada pela diretoria do Sindicato Rural de Venâncio Aires.

“Foi muito proveitosa a reunião, pois nos oportunizou conhecer toda a infraestrutura e o funcionamento da cooperativa, que está muito bem organizada e desenvolve um belo trabalho”, refere Brito ao falar do encontro com a diretoria da Cooprova. Ele observa que pegou todos os documentos necessários e adiantou que no início do próximo ano, vai fazer os encaminhamentos para a captação de recursos para as obras de ampliação do prédio.

AMPLIAÇÃO DO PRÉDIO

O deputado frisa que vai elaborar um dossiê com os documentos que a diretoria lhe repassou e vai se reunir com o deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas/RS) que ele apoiou para federal, e com os deputados aqui da região que foram bem votados em Venâncio Aires e também podem auxiliar com emendas para montar este trabalho necessário e que prevê a ampliação do prédio, para instalar os equipamentos e para receber as pessoas contempladas com alimentos durante o desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Também vou tentar falar com o Secretário Nacional da Agricultura Familiar, ligado ao Ministério de Agricultura, Fernando Schwanke, para firmar parceria para tentarmos viabilizar que haja a liberação de recursos para a ampliação do prédio, que é tão esperado pela cooperativa. Senti firmeza e precisamos trabalhar de forma conjunta”, acentua. Brito acrescenta que também vai buscar o apoio do senador Luís Carlos Heinze (Progressistas/RS) para ver o que ele também pode ajudar, “pois um projeto tão importante e bonito, com certeza, vai precisar do apoio em Brasília, onde estão os recursos dentro desta área.”

EQUIPAMENTOS

O que chamou a atenção do deputado é a grande quantia de equipamentos que a Cooprova possui e que não estão sendo aproveitados em função da falta de espaço para poder instalá-los e colocá-los em funcionamento. Estes equipamentos, segundo Brito, podem ser incorporados para atender mais pessoas, como no beneficiamento de frutas.

Conferiu que a cooperativa desenvolve um ótimo trabalho pelo PAA e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além da área social do município e vendas em feiras locais. O parlamentar espera conseguir emendas suficientes pois não somente o município de Venâncio Aires é que será beneficiado, pois os agricultores comercializam seus produtos para outros municípios, como Lajeado, Canoas e Santa Cruz do Sul. “É um atendimento que com certeza, precisa crescer e necessita desta infraestrutura para ter condições de dar sustentabilidade a um projeto tão importante como o da Cooprova”, salienta.


“É um trabalho de ‘amor à camiseta’ e senti a força de responsabilidade de uma cooperativa que trabalha e isto nos entusiasma a ajudar na busca por recursos para melhorar a estrutura.”

ADOLFO BRITO – Deputado estadual (Progressistas)


O número de associados hoje da Cooprova, dos quais, em torno de 80 fornecem alimentos para o PAA e PNAE e para entidades assistenciais é 240.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome