Folha esclarece dúvidas sobre o uso do álcool gel

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste domingo, 14, a enfermeira do Vital Banco de Sangue, Daiana Keller, esclarece algumas dúvidas sobre o procedimento. Veja abaixo o que é fato ou fake.

Após a doação de sangue, a pessoa pode se sentir fraca?

FATO. As reações pós doação podem ocorrer. Algumas pessoas podem apresentar sintomas, assim como, tontura, suor e náuseas, devido à baixa na pressão sanguínea após o procedimento. Por isso, a orientação é estar sempre bem alimentado e beber bastante água antes da doação, para evitar que isto aconteça. Mesmo assim, a enfermeira acrescenta que estes sintomas ocorrem em uma minoria e que são solucionados logo após a doação.

Quem fez vacina não pode doar nos próximos seis meses?

FAKE. É recomendado que as pessoas aguardem 30 dias após a vacina para depois fazer a doação de sangue. Esta conduta foi adotada pelo Vital Banco de Sangue, já que, pela legislação há uma variação de períodos, dependendo da vacina. “A vacina estimula o sistema imunológico a produzir defesas e estes anticorpos, às vezes, interferem no resultado dos exames de sangue, fazendo com que apresente um falso positivo nas amostras realizadas”, explica a enfermeira.

Quem já teve dengue, pode doar sangue?

FATO. Quem teve dengue pode ser doador, mas deve aguardar 30 dias para fazer a doação. Já quem teve dengue hemorrágica, deve esperar seis meses até a recuperação total.

Gestantes são doadoras de sangue?

FAKE. Gestantes não podem fazer doação de sangue. O aumento da quantidade de sangue no corpo da gestante ocorre naturalmente durante a gestação, para auxiliar o desenvolvimento do feto e do bebê. Neste caso, a doação não é permitida porque pode prejudicar a saúde dela e do bebê. A doação pode ser feita após o parto normal, em 3 meses, cesariana, após seis meses e se a mãe continua amamentando deve aguardar por um ano.

LEIA MAIS: Na doação de sangue, a possibilidade de salvar vidas e retribuir a solidariedade

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome