Alteração hormonal durante gravidez pode gerar problemas bucais

-

A cirurgião-dentista Daiane Ruaro explica que as mudanças físicas e psicológicas da gestação refletem na saúde bucal da mãe e do bebê. “É importante salientar que, além dos exames pré-natal, exames tradicionais e do acompanhamento médico, as gestantes devem incluir nessa lista visitas periódicas ao cirurgião-dentista”, afirma.

Ela comenta que, na gravidez, a alteração hormonal pode gerar mais chances de inflamações nas gengivas, diminuição do fluxo e do efeito protetor da saliva – chamado xerostomia – o que aumenta a acidez na boca e pode facilitar a desmineralização dos dentes e a formação de cáries.

“Enjoos e vômitos frequentes também expõem o esmalte dental ao suco gástrico levando à descalcificação da superfície dental”, esclarece a profissional, que observa, ainda, que em casos de inflamação grave na cavidade oral, os microrganismos presentes na boca podem atingir a corrente sanguínea e entrar no sistema circulatório da criança.

Para evitar esses problemas, é recomendado que as grávidas procurem fazer consultas rotineiras ao dentista. “Devem ser consultas curtas, evitando prolongadas posições de cabeça para cima, dando maior ênfase na instrução de higiene oral e dieta”, reforça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes