Enfermeira Lucimara Baierle e recepcionista Roberta Alessandra Salvador Carvalho receberam os cartazes dos alunos na UBS Santo Antônio (Foto: Divulgação)

A aula de Espanhol foi diferente, no início do mês, para alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua. Eles trabalharam o assunto da pandemia do coronavírus e foram desafiados a homenagear os profissionais de saúde. No dia 7, os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santo Antônio, receberam cartazes com as frases de apoio feitas pelos adolescentes – a maioria escrita em espanhol.

A professora Janine da Costa, que atua nas disciplinas de Português e Espanhol, explica que os alunos estão tendo aulas programadas, nas quais buscam na escola ou recebem no WhatsApp os exercícios e conteúdos a serem feitos. Na língua estrangeira, ela tenta trabalhar assuntos do cotidiano, como a pandemia de Covid-19. “Na primeira semana do mês, eu passei aos alunos uma música que se chama ‘Yá Passará’, que fala da pandemia e que tudo vai passar. Dentro deste contexto, pedi para fazerem uma homenagem para os profissionais da área da saúde, pois eles estão na linha de frente de tudo”, contextualiza a professora.

A atividade foi proposta para que a família ajudasse os alunos e que eles fizessem em espanhol. “Eles mandavam fotos e, se preciso, eu corrigia. Depois que entregaram na escola, eu levei no posto e fui superbem recebida, pois quem estava lá já ficou muito feliz com a atitude dos alunos.”

Segundo Janine, falar da pandemia durante as atividades escolares é necessário. “Não sabemos como cada família está agindo diante disso, se está realmente sabendo da gravidade e, por isso, tento mostrar aos adolescentes, assim eles vão saber porque devemos ficar em casa e como devemos valorizar os profissionais que continuam trabalhando para salvar vidas”, salienta.

Mensagens em espanhol foram produzidas pelos estudantes. Veja fotos: 

Carinho

Para a enfermeira Lucimara Baierle, que atua no posto de saúde, a surpresa foi uma demonstração de acolhimento e solidariedade dos alunos com os profissionais. “Foi uma surpresa maravilhosa, me senti abraçada por eles”, define. Ela também comenta que o momento é de refletir sobre muitos aspectos. “Estamos pensando mais sobre o papel de cada um de nós na sociedade, pois cuidado de cada um consigo mesmo é o cuidado que precisamos ter com os outros”, destaca a enfermeira, ao agradecer a atitude dos alunos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome