A exemplo de anos anteriores, comunidade poderá conversar com médicos e realizar testes rápidos e verificação de pressão arterial, durante a feira (Foto: Juliana Bencke/Arquivo FM)

Promovida pela Associação Médica de Venâncio Aires (Amva), a terceira edição da Feira de Saúde será realizada no sábado, 26 de outubro, em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), das 8h30min às 11h30min. Neste ano, o foco será alertar sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é a terceira causa de morte do mundo.

Segundo a presidente da associação, Jacqueline Froemming, o objetivo da feira é aproximar a Amva da comunidade venâncio-airense e criar uma oportunidade das pessoas esclarecerem dúvidas relacionadas à saúde diretamente com os médicos.

“Queremos alertar as pessoas que o AVC pode ser prevenido com adoção de hábitos saudáveis como atividade física regular , alimentação equilibrada e abandono do tabagismo. O tratamento adequado de doenças que aumentam a chance de desenvolver AVC como a hipertensão e arritmia do coração também podem reduzir o risco de desenvolver a doença”, afirma.

Jacqueline também destaca que o objetivo é treinar a população para reconhecer alguns sinais que podem significar um quadro agudo de AVC e, nestes casos, necessita por atendimento médico imediato.

Além dos médicos, alunos dos cursos técnicos em Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Colégio Érico Veríssimo, orientados por professores, vão realizar testes rápidos de glicose, detecção de sífilis, HIV e hepatite, além de verificação de pressão arterial.

“Este ano convidamos também a equipe do Samu para participar do evento com intuito de informar à população como e em que situações o serviço deve ser acionado”, explica. Paralelamente à Feira de Saúde, a Associação Médica realizará uma campanha para alertar a população sobre a doença.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome