Ao todo, a pesquisa epidemiológica do Cisvale e da Unisc aplicará cerca de 800 testes rápidos no município
Ao todo, a pesquisa epidemiológica do Cisvale e da Unisc aplicará cerca de 800 testes rápidos no município(Foto: Alvaro Pegoraro/ Arquivo FM)

A primeira etapa da pesquisa epidemiológica do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que realiza testagens de soro prevalência de SARS-CoV-2 (coronavírus), será realizada neste fim de semana. Divididos entre a região urbana e rural, serão efetuados 212 testes, para identificar a propagação do vírus em Venâncio Aires.

O procedimento começa às 8h e não tem horário previsto para o término. Serão 17 coletores e cada um precisa concluir a meta. O profissional que atuar na área urbana precisa testar 10 pessoas e na região rural a meta é de cinco exames.

As residências foram escolhidas através de sorteios, assim como, no local, via aplicativo de celular será sorteado um membro da família para fazer o exame rápido. “Se alguém testado der positivo, as outras pessoas que residem na casa também serão testadas e orientadas”, destaca a coordenadora das Unidades de Saúde do município, Marina Rippel Kroth.

Ao todo, em Venâncio Aires, serão quatro etapas, que devem testar mais de 800 pessoas. A próxima fase acontece nos dias 15 e 16 de agosto. A aplicação de testes rápidos será feita em mais 13 municípios que compõem o Cisvale, entre eles, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE

Para que a pesquisa seja realizada com sucesso, Marina ressalta que a população precisa colaborar e aceitar fazer o exame. “Muitas pessoas ficam com medo do resultado, mas se der positivo vamos orientar e, se preciso, fazer o encaminhamento de saúde.”

Além disso, explica que as pessoas não precisam temer o contágio, pois todos os cuidados de higienização serão tomados. “A cada residência visitada o coletor deve trocar os EPI’s e usar álcool em gel”, observa Marina, que também orienta os moradores a usarem máscaras e lavar as mãos após a visita.

“É um passo importante para sabermos qual a porcentagem de contágio no município e como devemos agir nos próximos meses, por isso, a população deve aceitar fazer o exame e colaborar com a pesquisa.”

MARINA RIPPEL KROTH
Coordenadora das Unidades de Saúde de Venâncio Aires

  • Atenção

O profissional estará com um veículo oficial da Prefeitura, roupas de proteção, crachá, testes e equipamento de proteção individual.

  • Bairros que participarão da testagem:
    Aviação
    Battisti
    Bela Vista
    Centro
    Cidade Nova
    Coronel Brito
    Diettrich
    Gressler
    Industrial
    Macedo
    Morsh
    Santa Tecla
    União
    Xangrilá
  • Áreas rurais que participarão da testagem:
    Canto do Cedro
    Centro Linha Brasil
    Estância Nova
    Grão Para
    Leonor
    Linha Barbosa
    Linha Santa Tecla
    Linha Travessa São José
    Picada Mariante
    Santa Emília
    Sapé
    Vale do Sampaio

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome