Foto: Alan Faleiro / Folha do MateIntegrantes da Administração Municipal, do Hospital e da UPA se uniram para comemorar o primeiro ano de atividades da Unidade
Integrantes da Administração Municipal, do Hospital e da UPA se uniram para comemorar o primeiro ano de atividades da Unidade

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do bairro Cruzeiro comemorou, ontem, o seu primeiro ano de serviço prestado à população de Venâncio Aires e da microrregião. Nesse período, 42 mil atendimentos foram realizados.

Em solenidade junto à UPA foi destacado o avanço na saúde proporcionado pela implantação do serviço, bem como o fato de a Unidade estar se tornando referência para outras UPAs do Rio Grande do Sul e mesmo do Brasil, num momento em que há muitas lutando para abrir as portas ou manter os serviços. 

Destacou-se o fato de o projeto arquitetônico da UPA ter sido indicado como referência pelo Ministério da Saúde, assim como o modelo de gestão que nela se implantou, com o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) como mantenedor do serviço.

O presidente do HSSM, o médico Oly Pedrinho Schwingel, destacou a importância da integração que se estabeleceu para viabilizar a Unidade. “Ainda há muito o que fazer, mas a UPA já se tornou um sistema eficiente”, destacando nesse processo, a importância da população, que diz já ter assimilado o caráter intermediário do serviço. Ele salientou, também, o seu desejo de que a UPA de Venâncio Aires sirva de exemplo Brasil afora.

Essa ideia de que a Unidade do município pode ser referência para outra UPAs também foi defendida pelo prefeito, Airton Artus. Ele falou da sua intenção de ver o município sendo um destaque na área da saúde, dando sequência a essa visão empreendedora e acreditando que obras como a UPA são possíveis em Venâncio Aires, independente do partido que estiver no governo. “Esse projeto foi pensado para a nossa comunidade, sem foco partidário.”

Durante a solenidade presenciada por autoridades, profissionais de saúde e a população em geral, houve o lançamento de um vídeo institucional sobre a UPA do município. Também foi cantado parabéns à Unidade e servido um bolo de aniversário.