Temperaturas vão variar de zero a oito graus nos próximos dias. (Foto: Divulgação)
Temperaturas vão variar de zero a oito graus nos próximos dias. (Foto: Divulgação)

Na madrugada desta quarta-feira, 19, uma onde de ar polar atinge o estado e o frio intenso vai atingir a região do Vale do Rio Pardo. De acordo com a Metsul, as temperaturas irão baixar drasticamente, de quarta a sábado, com possibilidade de geada e neve em pontos do estado.

A chegada do frio potencializa uma série de problemas de saúde, principalmente quando esta mudança ocorre do dia para a noite ou vice-versa. De acordo com o médico clínico geral Ben-Hur Moraes de Lima, as doenças mais comuns que ocorrem são os resfriados, contudo, a rinite, amidalite e a pneumonia (principalmente entre os idosos) também podem se manifestar com a mudança de temperatura. “O frio repentino prejudica o sistema imune do organismo e atinge, principalmente, o setor respiratório. As temperaturas mais baixas ativam o sistema de defesa e acabam exacerbando patologias ocultas”, destaca.

Segundo Lima, as pessoas mais atingidas são aquelas que têm doenças atópicas (imunidade mais baixa). Ele acrescenta que, os sintomas mais comuns são tosse, febre e secreção. “Nestes casos, é necessário evitar de ir ao trabalho e em locais públicos, para evitar a transmissão”, orienta.

Dicas práticas

  • Evitar ambientes fechados, que acumulam vírus e bactérias.
  • Quando tossir, colocar o braço para evitar que o vírus se espalhe.
  • Colocar no sol mantas e cobertores que estão guardados.
  • Evitar lugares com aglomerações.
  • Fazer a lavagem nasal com soro fisiológico.
  • Consumir frutas e legumes (que contenham vitamina C).
  • Beber bastante água.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome