Cresce a procura por consultas e testes de Covid em Venâncio Aires

-

Com o aumento de casos diários de Covid-19 em Venâncio, a situação também reflete na procura por testes de coronavírus e consultas médicas após os primeiros sintomas. A reportagem da Folha do Mate fez contato com setores ligados à saúde e responsáveis por fazer o teste em pacientes e todos constataram um aumento considerável na quantidade de exames e consultas, principalmente na semana que antecedeu e sucedeu o Natal.

De acordo com o coordenador das unidades básicas de saúde do município, Alan Fernando Flores da Rosa, os postos de saúde registraram aumento na procura por consultas e testes, que são feitos, em sua maioria, com o método antígeno, que se aplica a qualquer pessoa com sintomas de Covid-19. Já o teste PCR, como explica Rosa, é feito geralmente em pessoas que tiveram contato com familiares infectados.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Carla Lili Müller, afirma que notou um aumento expressivo na procura por testes principalmente na semana passada, após o feriado de Natal. No entanto, não foi divulgado o número total dos exames.

A enfermeira lembra que, para fazer o teste antígeno, no qual o resultado é revelado após 15 minutos da coleta, é preciso esperar o quinto dia após o aparecimento dos sintomas. O exame PCR, é o único mandado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), e segundo Carla, a cota diária de envio para o laboratório não é alcançada, pois poucas pessoas usam este método.

Laboratórios

Testes antígenos e PCR também são oferecidos em laboratórios de análises clínicas, como o Laboratório Venâncio Aires. O bioquímico Marcelo Farinon afirma que o aumento é de até três vezes mais na procura por testes na segunda quinzena de dezembro, quando comparado ao início do mesmo mês. O método mais usado é o antígeno, segundo ele, pois tem menor valor e mais agilidade no resultado.

  • Todos os postos de saúde da Capital do Chimarrão, com exceção do Posto de Saúde Central, que testa apenas gestantes; continuam fazendo testes para diagnóstico da Covid-19 no turno da manhã, das 7h30min às 11h30min. A UBS do bairro Gressler conta com atendimentos até às 20h, inclusive com consultas médicas.

Aumento nas consultas da UPA

O superintendente administrativo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Rodrigo da Silva, confirma uma lotação maior da unidade após os feriados de fim de ano. “Normalmente nas segundas-feiras o movimento é maior, mas após feriados, se intensifica ainda mais”. Nesta segunda-feira, 3, por exemplo, das 7h às 13h, cem pessoas já tinham sido atendidas e 30 estavam aguardando atendimento no horário das 13h30min. Silva diz que o aumento nas consultas médicas aparece, mas que em sua totalidade não pode afirmar que são ligadas a casos de Covid-19. “Alguns vêm com sintomas respiratórios, que são também da Influenza, mas em nenhum caso temos gravidade e necessidade de internação hospitalar”, esclarece.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes