Espera para fisioterapia diminui de meio ano para duas semanas em Mato Leitão

-

Em pouco mais de dois meses de funcionamento, a Clínica Municipal de Fisioterapia já traz resultados. O tempo de espera para iniciar as sessões reduziu de cerca de seis meses para duas semanas. A mudança nesse serviço de saúde ofertado pela Prefeitura aconteceu no fim de novembro, quando foi concluída a obra de ampliação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

O aumento de 118,59 metros quadrados na unidade de saúde possibilitou que mais pessoas fossem atendidas ao mesmo tempo. Além disso, o espaço recebeu novos equipamentos. “Praticamente quadruplicou a capacidade de atendimento. Sempre tínhamos muitas pessoas esperando pelo serviço e em dezembro conseguimos zerar a fila de espera”, destaca o fisioterapeuta Jonas Walter, responsável pelos atendimentos.

Agora, o profissional consegue atender entre três e quatro pacientes em uma mesma sessão. O novo espaço, que tem acesso pela lateral da UBS Central – em frente a entrada do auditório da unidade de saúde, onde hoje funciona o Ambulatório da Covid -, ainda conta com uma sala para almoxarifado.

Durante as consultas, os usuários são divididos por sexo e conforme os problemas de saúde que apresentam. Cada sessão dura entre 30 e 40 minutos e o tratamento tem duração média de quatro meses. Os atendimentos de fisioterapia ocorrem duas vezes por semana, nas terças e nas quintas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 12h às 18h.

Clínica conta com espaço reservado para pacientes que precisam fazer eletroterapia (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

“Os recursos para realizar os exercícios eram muito limitados. Agora, temos muita variedade e consigo estimular os pacientes de diferentes maneiras. Isso colabora para a adesão dele, para que continue com o tratamento, porque toda vez que faz algo diferente ele se motiva.”

JONAS WALTER – Fisioterapeuta

Demanda

Hoje, cerca de 60 pessoas realizam as sessões na clínica, com uma média de 30 atendimentos diários. Além disso, outros cinco usuários recebem atendimento domiciliar. Aliás, esse foi um ponto levado em consideração na hora de comprar os novos aparelhos para o espaço: praticamente todos podem ser transportados durante os atendimentos domiciliares.

Durante a sessão, além dos exercícios, o profissional passa orientações de atividades que podem ser realizadas em casa pelo próprio paciente. Além de uma sala para a execução de exercícios com os equipamentos, a clínica conta com espaços reservados para pacientes que precisam realizar eletroterapia, técnica utilizada, principalmente em pessoas com problemas de dor nas costas e na cervical.

Também há uma sala de espera para que os usuários aguardem pelo início da sessão. Hoje a maior demanda de atendimentos está relacionada à dor na lombar e lesões nos ombros. Com o período de férias do fisioterapeuta, em janeiro, novamente, houve formação de fila de espera. Mas, segundo o profissional, o agendamento dos novos pacientes deve ser concluído até a próxima semana.

Outro recurso disponível na nova sala é um divã baixo utilizado para alongamentos, principalmente de idosos e pessoas com deficiência (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

“Estamos conseguindo alcançar o objetivo de atender, o mais rápido possível, as pessoas que precisam de fisioterapia. Os aparelhos novos também ajudam a qualificar o atendimento e tornar ele mais ágil. Nossa preocupação é sempre atender da melhor forma os pacientes.”

ARCÊNIO MALDANER – Secretário de Saúde

Equipamentos

• Entre os novos aparelhos disponíveis na clínica estão: alteres (pesos para ganho de força nos braços); minibicicletas ergométricas; balanços de equilíbrio; aparelho de laserterapia (ajudam a acelerar o processo de cicatrização); dois ultrassons e três de eletroterapia; caneleiras (sacos de areia para estimular a força nos pés); tábua de propriocepção (para o treino de equilíbrio); elástico de fortalecimento; divã baixo (maca) para alongamento de idosos e deficientes físicos; e kits com equipamentos de fisioterapia respiratória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes