Frigoríficos reforçam medidas para prevenir o coronavírus

-

O fato de os frigoríficos de frango de Lajeado, que trabalham com exportação, terem sido os principais focos de contaminação do coronavírus na região, colocou as empresas do ramo em alerta. Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Venâncio Aires, na semana passada, mostrou que quase 75% dos casos de coronavírus do município estão relacionados a funcionários ou familiares de pessoas que trabalham em Lajeado.

Em Venâncio Aires, os frigoríficos têm reforçado os procedimentos preventivos. A Vigilância Sanitária do município está visitando as empresas do segmento para averiguar como estão procedendo com os cuidados para evitar o contágio da Covid-19.

De acordo com o coordenador Everton Notti, até o momento, a equipe foi até o Frigorífico Kroth, em Santa Emília, e na Granja Avícola Bom Frango, em Picada Nova. “Os estabelecimentos estão seguindo à risca os cuidados, foram poucas as coisas que sugerimos a mais”, afirma.

Entre as medidas adotadas estão a aferição da temperatura dos colaboradores na chegada para o trabalho, higienização dos ambientes nas trocas de turno, entrada controlada no refeitório e uso de máscara.

“Sugerimos que, no caso de alguém estar com a temperatura mais alta, deve isolar aquela pessoa e esperar uns minutos para checar novamente. Algumas pessoas vão trabalhar de bicicleta, por exemplo, e a atividade física pode aumentar a temperatura”, explica Notti.

BOM FRANGO

A aferição da temperatura dos funcionários, visitantes e motoristas é uma das medidas que têm sido realizadas pela Granja Avícola Bom Frango, que tem produção voltada ao mercado gaúcho e emprega 195 pessoas.

Por meio da advogada Roberta Meirelles, do departamento jurídico da empresa, a Bom Frango informou que “está adotando todas as medidas de prevenção necessárias e está atenta a todos os protocolos de saúde, diretrizes e orientações dos órgãos de saúde, a fim de garantir a saúde e bem estar de todos os colaboradores”.

Entre elas, estão a sanitização de todas as áreas de produção e também áreas de convivência, higienizações periódicas dos refeitórios e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como máscaras respiratórias, luvas e álcool em gel. O distanciamento entre os funcionários ocorre antes, durante e após o expediente – na produção, foram instaladas placas de acrílico entre os funcionários, para manter a distância e garantir a segurança.

Os cuidados também têm sido adotados no atendimento ao público. “Está sendo solicitado a todas as pessoas que ingressarem nas dependências da empresa, que seja mantido o devido distanciamento, utilizando-se máscaras de proteção e medindo a temperatura”, diz o comunicado da empresa.

Todos os colaboradores considerados do grupo de risco, como idosos, foram afastados e há acompanhamento médico para identificar a existência de profissionais com doença crônica, que também caracterizaria um risco para a Covid-19, e avaliar a possibilidade de afastamento. “Não existe nenhum caso suspeito ou confirmado de Covid-19 entre os funcionários da empresa. Todos os cuidados estão sendo realizados para que, juntos, possamos manter a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores”, diz Roberta.

*Colaborou Juliana Bencke

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes