EDUARDO LEITE
Eduardo Leite se pronunciou ao vivo pela internet, na tarde desta quinta-feira, 23

Em transmissão ao vivo realizada na tarde desta quinta-feira, 23, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lançou o programa Testar RS. A meta do governo gaúcho é ampliar de mil para mais de 7 mil testes diários para Covid-19. Trata-se do exame RT-PCR, que detecta a presença do vírus no organismo. “Vamos fazer um rastreamento. Isso será importante para achatar a curva de contágio”, destacou Leite.

Conforme o chefe do Palácio Piratini, na primeira etapa serão priorizados dois grupos: os idosos que residem em lares de longa permanência e trabalhadores de estabelecimentos de saúde. Também fazem parte na fase inicial pessoas com sintomas gripais que residam nos 30 maiores municípios com mais de 40 mil habitantes e maior incidência de casos confirmados de Covid-19. A lista inclui Venâncio Aires.

Conforme a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, no terceiro grupo do programa, todas as pessoas com síndrome gripal devem ter acesso ao exame, sem custo.

Governador garante mais autonomia aos prefeitos nas ações de combate ao coronavírus

Durante a transmissão, Leite confirmou que dará mais autonomia aos prefeitos gaúchos nas ações de combate ao novo coronavírus.

Após reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nesta semana, Leite anunciou que o Governo do Estado seguirá avaliando e anunciando os índices do Distanciamento Controlado, com classificações por bandeiras (amarela, laranja, vermelha ou preta), mas que os prefeitos terão maior autonomia na adoção de medidas de combate à Covid-19. “Não adianta apenas um governador, sozinho, determinar o que deve funcionar. Sempre prezamos por diálogo e as Prefeituras são parte decisiva nesta definição”, disse.

Segundo Leite, a fiscalização dos Municípios é a mais importante para que as regras efetivamente sejam cumpridas. Segundo ele, a proposta de cogestão (Estados e Municípios) é aperfeiçoar o modelo de Distanciamento Controlado, adequando o sistema às realidades de cada região.

Conforme o governador, ficou acordado que os presidentes das associações regionais dos municípios e a Famurs, junto com o Gabinete de Crise do Governo do Estado, irão aprofundar o debate interno sobre o tema e voltarão a conversar nos próximos dias.

Assista:

Live de atualizações – 23/07

Live de atualizações sobre o coronavírus no Rio Grande do Sul.Quer receber informações das lives direto no seu celular? Inscreva-se no canal do Youtube do Governo RS:

Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Quinta-feira, 23 de julho de 2020

 

 

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome