Quatro profissionais participaram da cirurgia realizada na segunda-feira, 9 (Foto: Ingrid Hermes/Nove Oito Um Marketing e Conexões)

Um novo serviço foi inaugurado nesta semana no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul. A partir de agora, cirurgias ortognáticas e disfunção da articulação temporomandibular (ATM) podem ser realizadas na Casa de Saúde. Até então, era necessário que os pacientes se deslocassem até Porto Alegre ou Caxias do Sul, onde o procedimento era feito com cobertura de plano de saúde.

A primeira cirurgia ortognática para prognatismo mandibular – quando a arcada dentária inferior ultrapassa a arcada de cima – foi realizada em um paciente de 23 anos, natural de Venâncio Aires, na segunda-feira, 9.

O chefe do serviço foi o cirurgião bucomaxilofacial, Leo Kraether Neto, que possui atualização em Cirurgia de ATM, mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial e doutor em Estomatologia Clínica. Ele também atua como professor no Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

O cirurgião contou com o auxílio de três profissionais para o procedimento: Daniel Serra Cassano, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, vindo de Araraquara/SP; Daniel Mazzochini, especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, que atua em Caxias do Sul; e Jamil Saleh, cirurgião-dentista, especialista em implantodontia, que atende em Venâncio Aires.

Leo Kraether Neto explica que a cirurgia ortognática tem o objetivo de corrigir deformidades dentofaciais. “É uma cirurgia funcional dos maxilares para correção das deformidades recuperando a função do sistema bucomaxilofacial e com repercussão estética”, afirma.

O procedimento, que durou pouco mais de quatro horas, foi realizado com planejamento virtual, o que auxilia na coleta e avaliação de dados diagnósticos, com previsibilidade e segurança do resultado cirúrgico, pois permite um resultado funcional muito mais preciso. “É uma tecnologia avançada, fizemos imagens fotográficas, exame tomográfico e escaneamento intrabucal e todas as informações vão para um software, onde é possível fazer o planejamento das modificações cirúrgicas”, explica.

PROCESSOS
O cirurgião destaca que o procedimento deve ser feito no meio hospitalar em virtude da necessidade de anestesia geral, para a fratura dos ossos que depois são recolocados na posição correta. Além disso, o serviço não era feito até então por precisar de adequação no espaço, com serras e motores e demais aparelhos necessários para a cirurgia, que até então não tinham cobertura por plano de saúde.

O paciente foi encaminhado para cirurgia por um profissional de ortodontia que acompanhou os procedimentos pré-operatórios, essenciais para o bom resultado do trabalho. “É feito um preparo ortodôntico por cerca de oito meses que se mantém depois. É fundamental essa fase pré e pós-cirúrgica ortodôntica”, alerta.

A partir de agora, o serviço de Cirurgia Ortognática e ATM no Hospital Ana Nery será referência para a região, significando um grande avanço na área da saúde para a comunidade do Vale do Rio Pardo e Taquari.

Para quem é indicada a cirurgia ortognática?
Pessoas que possuem uma grande desarmonia facial, sendo que a mesma pode tornar-se mais do que uma disfunção estética. Pode ser o queixo projetado para frente, ou também projetado para trás, fato que ocorre devido às alterações no crescimento ósseo da face. Além disso, o procedimento também é indicado para pacientes que sofreram algum tipo de trauma que causou o deslocamento ou mesmo prejudicou o posicionamento dos maxilares. Além da questão estética, essa alteração facial causa alguns outros problemas que afetam a saúde e também o bem-estar dos pacientes, trazendo reflexos na mordida, na respiração e dores nas articulações.

Leo Kraether Neto e Jamil Saleh atendem no mesmo consultório em Venâncio Aires, na rua Osvaldo Aranha. Os profissionais trabalham em parceria nos atendimentos relacionados à odontologia hospitalar no serviço da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e no consultório em cirurgias de trauma e demais procedimentos odontológicos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome