Hospital vai reabrir Pronto Atendimento para convênios

-

Depois de pouco mais de um mês totalmente fechado, o Pronto Atendimento (PA) para pacientes de convênio e particulares no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) será reaberto nesta quinta-feira, 8. A informação foi confirmada pelo administrador da casa de saúde, Luís Fernando da Rocha Siqueira. “Ao abrir aqui, tiramos da UPA aquele paciente que paga pelo convênio e não estava usando”, explica.

Na prática, com o PA fechado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cruzeiro passou a receber uma demanda maior e todo cidadão acabava atendido via Sistema Único de Saúde (SUS). “Quem está pagando essa conta é o Município e os custos Covid aumentaram absurdamente. Sem falar que o hospital deixa de receber uma receita importante”, destaca Siqueira. Conforme o administrador, convênios e particulares renderiam entre R$ 60 mil e R$ 70 mil por mês.

Além da questão financeira, a decisão passa por um breve ‘desafogo’ junto ao espaço de todo o Pronto Atendimento do hospital. “Liberamos um pouco, embora a ocupação ainda está muita alta e a UTI lotada. Mas com isso desafogamos a UPA e podemos voltar a contar com essa receita importante para ajudar nas contas do hospital”, aponta o presidente do HSSM, Luciano Spies.

Convênios

  • Em março de 2020, no início da pandemia, o PA particular foi reestruturado para receber apenas casos suspeitos de Covid. Os convênios e particulares continuaram sendo atendidos, mas pela entrada à esquerda, no lado SUS.
  • No dia 22 de fevereiro de 2021, quando todo o PA do hospital foi fechado para virar uma ‘terceira UTI’, atendimentos particulares ficaram restritos.
  • O ‘fechamento’ total para convênios aconteceu no dia 2 de março. Desde então, qualquer pessoa, mesmo com plano de saúde, precisava buscar a UPA e lá, como qualquer cidadão que procurasse a unidade, recebia o mesmo atendimento via SUS.
  • A partir de hoje, não há prioridade no lado particular. Ou seja, serão atendidos todos os pacientes conveniados, tenham eles Covid ou não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes