(Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

O Diário Oficial da União desta terça-feira, 9, anunciou o repasse de R$ 384 mil por mês para Venâncio Aires. O valor, que chegará durante os próximos 90 dias, é para pagamento exclusivo dos custos de oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), utilizados para pacientes como Covid-19.

O Município é um dos 20 beneficiados com a portaria nº 1.502. O auxílio poderá ser prorrogado caso necessário ou finalizada caso ocorra o fim da emergência em saúde pública.

O secretário de Saúde Ramon Schwengber afirma que o recurso chega em boa hora, já que, até o momento, os custos dos leitos de UTI para os pacientes com Covid-19 foram custeados com recursos próprios e dos valores já enviados anteriormente para a frente de trabalho da pandemia.

Oito leitos da UTI são utilizados, exclusivamente, para pacientes com coronavírus (Foto: Débora Kist/Arquivo Folha do Mate)

“O Governo Federal foi sensível e enviou este auxílio aos municípios gaúchos para que possamos enfrentar a pandemia com um pouco mais de alívio, afinal, os pacientes internados em UTI ficam muitos dias e o custo é bem alto ao SUS. Com este recurso mensal, poderemos focar nossa atenção financeira em outras demandas dentro do próprio atendimento Covid no Hospital bem como nas demais frentes de atuação à disseminação do vírus”.

Atualmente, o HSSM possui 14 leitos de UTI, sendo que oito são exclusivos para os pacientes com coronavírus. Além dos 10 leitos adultos já existentes antes da pandemia, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus conquistou mais quatro leitos com o Governo do Estado. “Temos ainda a possibilidade montarmos mais outros quatro leitos em caso de necessidade, bem como equipe, aumentando assim em 80% o número de leitos de UTI no município”, comenta Schwengber.

LEIA MAIS

Câmara aprova repasse de quase R$ 1,4 milhão para o hospital

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome