Município vai comprar vagas para tratamento de dependentes químicos

-

Foi aprovado por unanimidade, na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 18, o Projeto de Lei número 127, do Executivo e que autoriza a alteração do Plano Plurianual 2018-2021, da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, do Anexo II da Lei Orçamentária Anual de 2021, bem como abrir crédito especial por superávit financeiro. A proposta trata da disponibilização de atendimento em comunidade terapêutica para a recuperação de dependentes químicos.

Com o aval do Legislativo, o Município poderá colocar em prática uma antiga demanda: o serviço de reabilitação, que tem por objetivo promover o acesso à saúde, melhorando a qualidade de vida da população. Dessa forma, foram destinados R$ 68.756,82 para a compra de vagas na Comunidade Terapêutica Congregação de Davi, que está instalada às margens da RSC-453, onde antigamente era a sede social do Banrisul. As internações serão realizadas de forma regulada, em número máximo de até 10 vagas.

Para ter acesso, o paciente deverá estar em acompanhamento no Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Outras Drogas (Caps – AD) e estar desintoxicado, ou ter passado primeiramente por desintoxicação hospitalar. O período de tratamento será de no mínimo seis e máximo 12 meses e, em caso de desistência do paciente, a vaga será reaberta. A internação e permanência será de forma voluntária.

Cada vaga custará à Prefeitura, mensalmente, R$ 1 mil. As pessoas que forem encaminhadas para a comunidade participarão de atividades de caráter terapêutico e protetivo, realizadas em espaço de regime residencial transitório, destinadas a adultos com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. As ações devem estimular o convívio social e enfocar lazer, cultura, esporte, alimentação e outros, dentro e fora da entidade, com promoção de reuniões, assembleias orientação sobre os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes