Municípios da região se estruturam para a vacinação da Covid-19

-

Apesar da expectativa e das declarações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acerca do início da vacinação, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) ainda aguarda informações mais específicas. Segundo a coordenadora Mariluci Reis, não se sabe quantas doses serão disponibilizadas para a região neste primeiro momento nem quanto tempo durará a primeira fase de vacinação. “Estamos tão ansiosos quanto todos para a vacinação”, diz Mariluci.

O que já se sabe é que serão vacinados, inicialmente, profissionais de saúde e idosos em lares de longa permanência. Se sobrarem doses na primeira fase, serão destinadas a outros idosos acima de 75 anos. Além disso, o que é garantido, é que a experiência de grandes campanhas de vacinação e a estrutura já disponível vai contar a favor dos municípios.

Segundo Mariluci, a partir do recebimento das vacinas pelo estado, elas são distribuídas às coordenadorias, que direcionam a cada município. Ela não assegura que toda essa logística ocorra durante a quarta-feira, 20 – data que o Governo Federal projeta iniciar a vacinação. No entanto, se isso se confirmar, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, afirma que o início da aplicação das doses, no município, inicie já na quinta.

“Assim que recebermos as vacinas da Coordenadoria Regional de Saúde, a vacinação vai ser iniciada em Venâncio, provavelmente na quinta-feira, já que quarta é feriado. Mas lembrando que a gente depende da remessa chegar aqui em Venâncio Aires no tempo que se espera e pode acontecer algum imprevisto.”

JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires

Na fase inicial, serão vacinados profissionais da saúde que trabalham diretamente com pacientes com coronavírus, como no Centro de Atendimento Respiratório, setor Covid e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital São Sebastião Mártir. Também serão imunizados idosos em casas de longa permanência, como Lar Novo Horizonte. “Esses serão os primeiros grupos prioritários. Posteriormente, com mais vacinas, serão abrangidos outros grupos, conforme o plano nacional de imunização”, informa o prefeito.

Nesta primeira fase, os profissionais de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho. “Vamos ir até o local para vacinar, para facilitar. Depois, para a população em geral, pretendemos montar um ponto de vacinação no Centro Respiratório e também na região central da cidade, em algum local para facilitar para a população. Também vamos contar com nossos postos de saúde, onde temos pessoas qualificadas para fazerem a vacinação”, salienta.

Passo do Sobrado

Os profissionais que atuam como técnico de enfermagem e enfermeiros participaram de uma capacitação on-line, a respeito da vacinação, realizada pela 13º Coordenadoria Regional de Saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lurdes Canônica, a expectativa é que o Município utilize as estruturas das duas Estratégias Saúde da Família (ESF) para aplicar a imunização. Uma delas já tem sala de vacina. Na outra, a ideia é adaptar um espaço para que a população possa ser vacinada. A previsão é que seis profissionais atuem diretamente na aplicação das doses.

Vale Verde

De acordo com o prefeito Carlos Gustavo Schuch, a equipe está se preparando para começar a aplicar as doses da vacina contra a Covid-19 na população. Um das propostas que está sendo estudada pela Administração Municipal é dividir a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS). Parte dela deve permanecer no posto de saúde e a outra se deslocar para comunidades do interior com o objetivo de vacinar as pessoas do grupo de risco. Com isso, o Município buscará diminuir a chance de acontecer aglomerações na unidade de saúde e facilitar o acesso à vacina para os moradores.

Mato Leitão

O Município aguarda orientações da 13º Coordenadoria de Saúde sobre a chegada das doses da vacina e como o processo de imunização vai funcionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes