Ampliação na ESF de Vila Santo Antônio foi feita no subsolo do prédio principal da unidade de saúde (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Foi concluída há cerca de duas semanas a obra de ampliação da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Vila Santo Antônio, no interior de Mato Leitão. A construção foi feita no subsolo do prédio já existente e contempla uma sala para reuniões, um banheiro, um almoxerifado para guardar itens de artesanato confeccionados pelos grupos de saúde mental, e um espaço chamado de expurgo, onde é depositado o material contaminado produzido na unidade de saúde.

Segundo a enfermeira responsável pela ESF, Lucimara Baierle, a sala principal será importante para a realização de reuniões e para o aumento dos grupos de saúde mental, que assim como outros grupos, estão suspensos por enquanto por causa da pandemia do novo coronavírus. “Também será possível utilizar o espaço para atender outros grupos que realizam atividades de educação em saúde”, avalia.

A sala já está pronta para uso, contudo ainda é necessário mobiliar o espaço, que será usado para a realização de ações de prevenção e promoção em saúde. Ainda de acordo com Lucimara, há outros projetos previstos para serem executados na ESF Santo Antônio, ainda sem prazo de início. Entre eles está a construção de um acesso externo à ampliação finalizada recentemente, com o uso de uma proteção para dias de chuva, a construção de uma horta com plantas medicinais e a remodelação do prédio principal. A ampliação na ESF foi feita com recursos do Governo Estadual (Oficina Terapêutica/superávit de anos anteriores), que superam R$ 49 mil.

Sala principal será usada para reuniões de grupos e de profissionais que atuam no local (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome