Prefeitura de Venâncio e Univates estudam parceria para gestão de saúde

-

Depois de duas reuniões em Venâncio Aires, o prefeito Jarbas da Rosa, a vice Izaura Landim e a assessora administrativa da Secretaria de Saúde, Rosane da Rosa, devolveram a visita à Diretoria de Serviços em Saúde (DSS) da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Na terça-feira, 27, os gestores do Município foram recebidos pelo pró-reitor Administrativo, professor Oto Roberto Möerschbaecher, e diretores do DSS, para conhecer a estrutura lajeadense e os convênios de saúde já atendidos pela universidade em outros municípios da região.

Buscando parcerias para serviços na área de saúde, a Univates já realiza a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Lajeado, e de unidades básicas, além da oferta de serviços como fisioterapia, odontologia, biomedicina e análises clínicas, entre outros. “Nosso Centro de Especialidades Médicas, inaugurado em 2016, atende pacientes de municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo e estamos ampliando nossa área de atuação. Já trabalhamos com administração de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, e investimos mais de R$ 4 milhões em uma parceria com o Hospital Bruno Born, de Lajeado, onde estamos prestes a inaugurar nosso Centro de Análises Clínicas”, revela Oto Roberto Möerschbaecher.

Terceiro município com o maior número de alunos matriculados no campus de Lajeado, Venâncio Aires é considerado estratégico para os planos de expansão da Univates. “Estamos abertos a parcerias e queremos contribuir com aquilo que o município precisa, jamais competir com o que já existe”, acrescentou o pró-reitor.

Interesse

O prefeito Jarbas da Rosa destacou o interesse da Capital do Chimarrão em firmar parcerias com a Univates, especialmente pelo caráter comunitário e colaborativo da instituição, que tem demonstrado competência na gestão dos serviços de saúde já administrados. “Temos informações da mudança ocorrida na gestão da UPA, por exemplo. E vemos com bons olhos essa ação compartilhada com universidades, garantindo assim um olhar sempre atualizado e de credibilidade aos nossos serviços”, ressaltou o prefeito.

Na próxima semana, uma nova rodada de reuniões deverá acontecer em Venâncio Aires, com a participação das assessorias jurídicas da Univates e Prefeitura. Além disso, a direção do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) também será convidada a integrar o encontro para estreitar relações.

Educação

Outra parceria que pode avançar com a Universidade do Vale do Taquari é com relação a gestão de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A Univates já administra Emeis em Lajeado, e Venâncio Aires se habilita para seguir os mesmos moldes. Como já vinha acontecendo na Emei Vó Helma, no bairro Brands, e deve ocorrer na Emei Xangrilá, a gestão público-privada reduz custos com funcionalismo e manutenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes