Das 8h às 17h de hoje, a comunidade venâncio-airense é convidada a participar da sétima edição da Conferência Municipal da Saúde, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde de quatro em quatro anos. O evento ocorre no ginásio de Exposições do Parque Municipal do Chimarrão, sob o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro’.

Como explicam, a coordenadora geral da Conferência, Rosangela Ellert e Beatris Vogel, que integram a comissão organizadora, no evento serão discutidas a atual situação do serviço oferecido à população e formas de fortalecer o Sistema único de Saúde (SUS). Voltado à comunidade em geral, sobretudo aos profissionais da saúde pública do município, o evento contará com palestras e reuniões de grupos temáticos.

“é uma oportunidade para a população se envolver e ajudar a promover mudanças e melhorias no Sistema único de Saúde. Nesta Conferência, nós vamos pensar a nossa saúde para os próximos quatro anos e o que for definido como prioritário vai nortear o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde”, ressalta Rosangela.

A partir da discussão de nove eixos temáticos, Rosangela explica que a Conferência Municipal vai apontar as demandas da saúde em nível de município, estado e país. Como ela salienta, o relatório final do evento poderá ter até seis propostas por eixo (quatro de âmbito estadual e duas de âmbito nacional) a serem encaminhadas à etapa estadual, que ocorre de 18 a 20 de setembro, em Porto Alegre.

PROPOSTAS MUNICIPAIS

O número de propostas de âmbito municipal poderá ser de até três por eixo, mas essas não vão compor o relatório a ser enviado à etapa estadual da Conferência. No entanto, devem constar no relatório para divulgação municipal. Além das propostas, durante a Conferência Municipal também serão definidos dez delegados para participar da Conferência Estadual.

é uma oportunidade para a população se envolver e ajudar a promover mudanças e melhorias no Sistema único de Saúde”

Rosangela Ellert – Coordenadora da Conferência

PROGRAMAÇÃO

8h: Credenciamento9h: Sessão de abertura com pronunciamento de autoridades9h45min: Dr. Celso Artus – Secretário municipal de Saúde – “Análise da Situação da Saúde no Município de Venâncio Aires”10h15min: Em movimento com a professora Eliane Turcatto10h30min: Intervalo10h45min: Leitura e votação do regimento da 7ª Conferência Municipal de Saúde11h30min: Intervalo para almoço13h: Palestra com a Dra. Adriana Skamvetsakis, que é médica do trabalho com especialização em aperfeiçoamento em saúde do trabalhador, integrante da equipe Cerest/Vales desde 2004, com o tema ‘Promoção em Saúde: o desafio de sua efetivação no SUS’14h: Grupos de trabalho15h30min: Intervalo16h: Plenárias setoriais 16h30min: Plenária final> 1ª parte: Apresentação das propostas em plenário para votação e apreciação das moções> 2ª parte: Homologação dos delegados pela plenária final17h: Encerramento