Residentes de medicina da Unisc atuarão nas Unidades de Saúde de Venâncio

-

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, recebeu nesta quarta-feira, 19, visita de uma comitiva da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), através da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, do vice-reitor Rafael Frederico Henn e do Diretor Administrativo do Hospital Santa Cruz (Apesc), Egardo Orlando Kuentzer. Na oportunidade, a universidade buscou estreitar relações com o município ao entregar ao prefeito protocolo de intenções para convênio em quatro áreas: residência médica para estudantes na rede pública de saúde; instalação do Centro Vocacional Tecnológico; efetivação da Incubadora Tecnológica e Parque Científico; e convênio na área de saúde animal.

O primeiro e mais avançado processo diz respeito a parceria para realização de estágios curriculares dos médicos residentes do programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Através da Secretaria Municipal de Saúde e Comissão de Residência Médica do Hospital Santa Cruz, já se trabalha no termo de parceria para acolhimento dos profissionais em Venâncio Aires. De acordo com Jarbas da Rosa, das seis Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município, quatro já estão aptas a receberem médicos residentes nas próximas semanas.

“Sempre destacamos que, especialmente na área da saúde, nossa proposta nesses quatro anos não é construir, mas qualificar o atendimento à nossa população. Para isso, as universidades serão fundamentais no que diz respeito a pesquisa, formação e modernização da nossa oferta de saúde”.
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires

“A residência médica trará qualificação ao atendimento nas nossas unidades e uma oportunidade para atração de novos profissionais, o que tem sido uma dificuldade”, destacou o prefeito. Já a reitora, Carmen Lúcia Helfer, lembrou que a Unisc possui dez cursos na área da saúde e também gostaria de estreitar relações no município. Para isso ela solicitou autorização para visitar Unidades Básicas para fins de diagnóstico e proposições.

Centro vocacional e tecnológico

Com relação à instalação do Centro Vocacional Tecnológico na área de Proteína Animal, o prefeito Jarbas da Rosa disse que a obra está prestes a iniciar em terreno da antiga Favan, aguardando apenas liberação final de recursos da Caixa Federal. O convênio para funcionamento poderá ser firmado com a Unisc, bem como para a Incubadora Tecnológica e Parque Científico e Tecnológico. Para isso, na próxima semana está agendada uma visita a Santa Cruz do Sul para conhecer os projetos de extensão nessa área.

Saúde animal

Por fim, a Universidade de Santa Cruz do Sul deixou documento colocando-se à disposição para convênio de saúde animal, desde agora, junto ao Hospital Veterinário recém implantado no município vizinho e até para o novo Centro de Bem-Estar Animal em construção em Venâncio Aires. “Buscamos campo de atuação para nossos alunos e profissionais veterinários e estamos à disposição do município nessa área”, reforçou a reitora.

Unisc e Prefeitura realizaram troca de presentes. (Foto: Divulgação/AI Prefeitura)
Unisc e Prefeitura realizaram troca de presentes. (Foto: Divulgação/AI Prefeitura)

Parcerias

Com campus na Capital do Chimarrão desde 2003 e o segundo município em número de alunos matriculados, a Unisc reforçou o desejo de ampliar espaços de parceria com a comunidade e o poder público. O prefeito Jarbas da Rosa, por sua vez, agradeceu as ofertas e destacou que Venâncio Aires está aberto a parcerias com as duas universidades da região.

Univates

A Administração Municipal evidenciou no início do mês uma parceria na área da saúde e educação com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as unidades básicas de saúde, a unidade de saúde prisional e até a gestão de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) podem entrar nesta parceria, visto a necessidade do Município e a expertise da universidade, que já atua em colaboração, nestas áreas, na cidade de Lajeado, por exemplo. Procuradoria Jurídica e Controle Interno da Prefeitura, aliás, já analisam um plano base de investimentos da Univates.

Fonte: AI Prefeitura

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes