pesquisa cisvale soroprevalência coronavírus
Aplicação dos testes rápidos da quarta etapa da pesquisa ocorreu em 14 municípios da região (Foto: Vinicius Hochscheidt/Prefeitura Vera Cruz/Divulgação)

Foi realizada neste fim de semana a última rodada da pesquisa encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) para apurar a soroprevalência do coronavírus na região. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer no dia 20, aniversário de 15 anos do Cisvale.

A aplicação dos testes ocorreu em 14 municípios da região, incluindo Venâncio Aires. No município, dos 212 testes aplicados em residências selecionadas de forma aleatória, 13 tiveram resultaram positivos, sendo 10 novos casos. Os outros três já haviam sido notificados em outro momento em testagem realizada pela Secretaria de Saúde.

Nas fases anteriores, a pesquisa identificou, entre outros aspectos, a baixa letalidade do coronavírus na região do Vale do Rio Pardo e que a cada caso de Covid-19 existem cinco não notificados.

Realizado em quatro etapas, o estudo encomendado pelo Cisvale e executado pela Unisc contempla a aplicação de cinco mil testes rápidos para identificação dos anticorpos da Covid-19 e tem custo aproximado de R$ 500 mil. A pesquisa tem o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da Philip Morris Brasil.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome