Secretaria de Saúde irá testar em aproximadamente 80 estabelecimentos comerciais no Centro e interior (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na terça-feira, 11, a testagem para a Covid-19 nos trabalhadores do comércio local, tanto do interior como do Centro. Conforme o secretário interino da pasta, André Francisco Eichelberger, aproximadamente 80 estabelecimentos comerciais serão visitados e os trabalhadores testados, sendo 60 no Centro da cidade e outros 20 no interior.

A enfermeira Liege Rodrigues do Nascimento explica que o objetivo principal é descobrir quantas pessoas estão infectadas e quantas já tiveram contato com o vírus, para a partir daí, iniciar novos procedimentos de cuidados ou manter os já conhecidos pela população. A testagem é feita por profissionais com apoio da unidade móvel de saúde, em um funcionário de cada estabelecimento, que tenha até cinco colaboradores. No caso dos que tenham 10 empregados, a testagem é feita em dois funcionários e assim por diante. Caso algum dê positivo, os demais colegas são todos verificados.

“Essa iniciativa busca descobrir o mais cedo possível se há alguém com o novo coronavírus nos comércios, para que as devidas atitudes possam ser tomadas com o objetivo de evitar a disseminação no município.”

ANDRÉ FRANCISCO EICHELBERGER – Secretário interino de Saúde

O teste realizado é o SARS-CoV-2, onde uma gota de sangue é colhida, submetida a um reagente e o resultado sai em poucos minutos. “Todos testes foram adquiridos pela Prefeitura com a finalidade de prevenção, pois queremos saber se nossos trabalhadores do comércio, que são os que mais têm contato com a população, depois dos profissionais da saúde, estão sem o vírus ou se há casos confirmados”, destaca o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Conforme a Secretaria de Saúde, até as 14h de ontem, 30 pessoas haviam sido testadas e nenhuma deu positivo. Vale Verde tem, até o momento, desde o início da pandemia, 21 casos de Covid-19 confirmados, sendo 18 recuperados, um em recuperação domiciliar e dois óbitos. Outras 140 pessoas já foram negativados e 21 suspeitas estão em isolamento domiciliar.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome