Vacina da gripe protege contra três tipos de influenza (Foto: Alvaro Pegoraro)

Mais uma campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira, 10. Neste primeiro momento, gestantes e crianças de seis meses a seis anos incompletos serão imunizadas. A estimativa da Secretaria da Saúde de Venâncio Aires é de que os grupos totalizem 4.029 crianças e 594 gestantes.

Segundo a enfermeira coordenadora do setor de imunizações, Carla Lili Müller, a intenção é imunizar 90% do público-alvo. No ano passado, a cobertura vacinal ficou em 79,8%. “Esperamos que as pessoas venham se vacinar, tendo em vista os casos de óbito registrados em outros municípios neste ano”, alerta. Os grupos prioritários totalizam 22.424 pessoas a serem vacinadas em Venâncio Aires.

A campanha exclusiva para crianças e gestantes segue até o dia 22. A partir desta data novos grupos prioritários podem ser vacinados. Idosos acima de 60 anos, puérperas (mulheres até 45 dias após o nascimento do filho), trabalhadores da área da saúde, professores, presidiários, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas. Todos os profissionais e portadores de doenças contemplados nesta fase da vacinação devem apresentar documento de comprovação.

A imunização será feita em todas as unidades de saúde do município que têm sala de vacinas. “Nos locais onde não tem a sala serão enviadas algumas doses em dias específicos para imunização”, afirma Carla. Ela ressalta que é indicado que a população se informe diretamente nas unidades de saúde para saber o dia certo que será feita a vacina. De qualquer forma, a comunidade pode ir até outra unidade de saúde para se vacinar.

ATENDIMENTO

Todas as salas de vacina terão o mesmo horário de atendimento durante a campanha, que será de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h15min às 16h30min. É necessária a apresentação de um documento de identificação e a carteira de vacinação.

No Posto Central, a partir do dia 22 as vacinas serão feitas em duas salas. A sala de vacinas principal atenderá somente crianças, enquanto que um outro espaço anexo ao posto será para os demais grupos prioritários.

PROTEÇÃO

A vacina da gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A dose deste ano foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso deve ser repetida mesmo por quem já se protegeu na temporada passada.

A imunização leva em torno de 15 dias para gerar proteção ao organismo, por isso a importância de se vacinar no período da campanha, antes da chegada do inverno, época do ano de maior circulação da doença.

Onde se vacinar

Na cidade:

Postos de saúde Central, Gressler e Santa Tecla.

Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF): Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar e Gressler.

No interior:

Unidade Básica de Saúde (UBS) Palanque, Santa Emília, Deodoro e Centro Linha Brasil e ESF Mariante.

Cobertura vacinal de grupos prioritários em Venâncio Aires

9.509 – Idosos com mais de 60 anos

5.440 – Comorbidades (pessoas com doenças crônicas)

4.029 – Crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses

1.303 – Trabalhadores da área da saúde

746 – Professores

705 – Sistema prisional (presidiários e funcionários)

594 – Gestantes

98 – Puérperas

Em Mato Leitão, meta imunizar mais de 1,4 mil pessoas

A partir desta quarta-feira, 10, a vacinação em Mato Leitão será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, também priorizando atendimento de gestantes e crianças.

No município, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 1,4 mil pessoas dos seis grupos prioritários. Assim como em Venâncio, o Dia D da campanha será o sábado, 4 de maio, com atendimento entre 8h e 17h, sem fechar ao meio-dia.

A partir de 22 de abril, pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores também podem receber a dose na UBS Central.

ATENÇÃO

Tendo em vista a campanha, Secretaria Municipal de Saúde informa que não realizará neste mês o atendimento estendido na Sala de Vacinas. O atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 8h às 11h15min e das 12h30min às 16h15min.

Cobertura vacinal de grupos prioritários em Mato Leitão:

625 – Idosos com mais de 60 anos

440 – Comorbidades (pessoas com doenças crônicas)

215 – Crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses

100 – Professores

75 – Trabalhadores da área da saúde

30 – Gestantes e puérperas

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome