Alírio Müll, de Rincão de Souza, aproveitou o primeiro dia da campanha para se vacinar (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

A chegada de uma nova remessa de doses da vacina contra a gripe, prevista para hoje, deve garantir a retomada da campanha de vacinação em Venâncio Aires, amanhã. As primeiras 3,7 mil doses disponibilizadas esgotaram ontem, primeiro dia de imunização. Nesta primeira etapa, que segue até 15 de abril, idosos e profissionais da saúde devem ser imunizados.

Além da vacinação nos postos de saúde, realizada na área externa das unidades, um ponto foi montado junto à Praça Henrique Bender (Praça Evangélica), na rua Tiradentes. No local, idosos foram vacinados no sistema drive-thru, sem precisar sair do carro. A Escola do Chimarrão cedeu seu ônibus para armazenamento das doses.

Ponto de vacinação montado na rua Tiradentes possibilitou que pacientes recebessem doses sem sair do carro (Foto: Camila Sehn/AI PMVA)

As medidas foram tomadas para evitar a aglomeração de pessoas em ambientes fechados e combater a disseminação do Covid-19. Coordenadora do setor de Imunizações, a enfermeira Carla Lili Müller avalia de forma positiva a inovação. As cerca de 500 doses aplicadas no ponto montado na Praça Evangélica terminaram por volta das 10h20min de ontem. “Funcionou muito bem. Já imaginávamos que, por conta do coronavírus, haveria uma grande procura pela vacina da gripe.”

Carla esclarece que a dose não protege contra o coronavírus, mas, sim, contra os vírus da Influenza (gripe). No entanto, reforça a importância da imunização. “Além de prevenir a gripe, se acontecer um caso de coronavírus, saber que a pessoa foi vacinada já é um diferencial na hora de fazer o diagnóstico”, observa.

EXEMPLO

Moradores da localidade de Rincão de Souza, os agricultores Alírio José Müll, 74 anos, e Nilda Olanda Müll, 75 anos, fizeram questão de se vacinar no primeiro dia da campanha. Ontem pela manhã, foram até o posto Central, para receber a dose contra a gripe. “Faço todos os anos, aí não dá gripe tão forte. Como trabalho na roça, na chuva e no sol, é importante se proteger”, afirma.

De acordo com Nilda, o casal aproveitou que iria até o posto de saúde para passar no mercado e no banco, já que está atento às orientações para se prevenir do coronavírus. “Só saímos de casa se for muito necessário.”

ACAMADOS

Idosos acamados poderão receber a vacina em casa. A solicitação deve ser feita pelo telefone 3983-1055. Ao todo, 9.509 idosos devem receber a vacina da gripe em Venâncio Aires.

FASES DA CAMPANHA

1 Até 15 de abril – Idosos e trabalhadores da saúde

2 A partir de 16 de abril – professores, profissionais das forças de segurança e de salvamento e pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, asma, diabetes.

3 A partir de 9 de maio (Dia D) – crianças de seis meses a menores de seis anos, adultos entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas (aquelas que deram à luz recentemente) e indígenas.

OUTRAS VACINAS SUSPENSAS

Todas as vacinas de rotina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto de crianças quanto de adultos, estão suspensas até 15 de abril, durante a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, devido à emergência em saúde pública pelo coronavírus. A determinação vale para todo o Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome