CEO do Grupo Imply, Tironi Paz Ortiz, prefeito Giovane Wickert e o secretário de Saúde, Ramon Schwengber, explicaram sobre o uso da plataforma (Foto: Tais Fortes/Folha do Mate)
CEO do Grupo Imply, Tironi Paz Ortiz, prefeito Giovane Wickert e o secretário de Saúde, Ramon Schwengber, explicaram sobre o uso da plataforma (Foto: Tais Fortes/Folha do Mate)

Venâncio Aires deu mais um passo em relação à adoção de medidas de prevenção e de controle referente à disseminação do novo coronavírus. Na manhã desta quarta-feira, 20, o prefeito Giovane Wickert, o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, e o CEO do Grupo Imply, Tironi Paz Ortiz, apresentaram o funcionamento de uma nova ferramenta que começou a ser utilizada na Capital Nacional do Chimarrão. A partir da plataforma Imply Saúde, a Administração Municipal busca ampliar o monitoramento e o mapeamento da disseminação dos casos de Covid-19 no município.

O uso da plataforma será regulamentado por meio de decreto. No entanto, a utilização não será obrigatória. Segundo Wickert, inicialmente a ideia está sendo adotada na Prefeitura, nas secretarias municipais e nos postos de saúde. Depois, se buscará incentivar o uso nos locais considerados como serviços essenciais – farmácias, postos de combustíveis e mercados, por exemplo -, seguindo para as indústrias, comércios e outros prestadores de serviços. Contudo, os locais que já tiverem interesse em usar a ferramenta podem realizar o cadastro e utilizar o serviço.

Acompanhamento

Os cidadãos também podem baixar o aplicativo nos celulares e usá-lo quando fizerem algum deslocamento. De acordo com o prefeito, Venâncio Aires é um dos primeiros municípios a adotar o uso da plataforma Imply Saúde. “Essa ferramenta vai nos ajudar muito e vai nos dar um norte científico e muito preciso daquilo que nós temos que fazer, quais são as ações mais acertadas que nós temos que tomar daqui para frente”, destaca Wickert.

Nesse sentido, Ortiz observa que a tecnologia busca oferecer informações poderosas para o Executivo tomar decisões de prevenção, gerando economia. Ele ainda reforça que todos os dados são criptografados e que os estabelecimentos que usarem a ferramenta não ficam com as informações do cidadão armazenadas. “Esperamos enquanto empresa ajudar a comunidade de Venâncio Aires”, pondera.

Por meio da plataforma Imply Saúde, será possível acompanhar se pessoas diagnosticadas com a doença estão circulando por algum estabelecimento, deixando, assim, de cumprir o isolamento domiciliar, e onde é necessário empenhar uma atenção especial em função de algum contato com o coronavírus. Além disso, pessoas que estiveram naquele local poderão receber uma notificação, sendo avisadas que há possibilidade de ter tido contato com alguém infectado pelo vírus e quais medidas devem adotar.

Outras iniciativas

Secretário de Saúde, Ramon Schwengber aproveitou a coletiva de imprensa para ressaltar outras iniciativas desenvolvidas e que estão sendo usadas em Venâncio Aires para informar a população e prevenir a disseminação do novo coronavírus. Como exemplos ele mencionou o uso de máscaras, a criação do centro respiratório, a disponibilização do telefone 0800-885-8419 para esclarecer dúvidas da comunidade e as plataformas on-line Doutor Protege e Doutor Protege Saúde Mental.

Ele ainda reforçou que Venâncio foi um município pioneiro em muitas das ações tomadas no sentido de combater a Covid-19 e que as decisões do Comitê de Saúde sempre são embasadas em evidências. “Esse é um aplicativo para proteger a saúde das pessoas de Venâncio”, descreveu, ao enfatizar que o uso da plataforma possibilitará ainda mais monitoramento da situação do coronavírus no município. O secretário de Saúde ainda explica que somente serão lançados dados referentes a casos positivos da doença. No entanto, ninguém será identificado.

Como funciona a plataforma

  • A Imply Saúde é uma plataforma que permite criar uma rede de informações, com dados confiáveis em tempo real, que facilitam e agilizam a tomada de decisões por parte do poder público.
  • Com esses dados, é possível identificar focos de contaminação da Covid-19, com o objetivo de adotar medidas que reduzam a transmissão do vírus.
  • É uma tecnologia com segurança, criptografia e proteção das informações e da privacidade de todos. Os dados são seguros e protegidos em conformidade com as leis de proteção de dados.

Fonte: Grupo Imply

Módulo estabelecimentos

  1. A plataforma permite realizar o controle dos acessos e da temperatura de clientes e colaboradores, gerando alertas preventivos no caso de temperatura alterada e/ou de limite de ocupação. Veja como usar:
  2. Utilizando computador, tablet ou smartphone, acesse o site https://saude.imply.com/login.
  3. No primeiro acesso do seu estabelecimento, clique na opção “Não tenho cadastro” e a seguir, preencha os dados para cadastrar seu estabelecimento.
  4. Após ter cadastrado, realize o login informando o CNPJ/CPF e a senha.
  5. Registro de Entrada – Escolha registrar a entrada de uma pessoa via QR Code ou via CPF. Caso a pessoa tenha o aplicativo Imply Cidadão clique na opção “Via QR Code”. Caso a pessoa não tenha o app, clique na opção “via CPF”.
  6. Para registrar a entrada via QR Code, aproxime a câmera do seu dispositivo do QR Code presente no aplicativo da pessoa. Para registrar a entrada via CPF, digite o CPF da pessoa e depois pressione “OK”; Clique em Cliente ou Colaborador (a). Clique na opção adequada para a temperatura aferida. Clique em Concluir.
  7. Para registrar a saída de uma pessoa, selecione a opção Cliente ou Colaborador; localize o nome da pessoa na lista; clique no ícone vermelho de saída localizado ao lado do nome desta pessoa; e clique em Confirmar.

Fonte: Grupo Imply

Módulo cidadão

  1. Há três formas de realizar o seu check-in em um estabelecimento: via CPF, informando o CPF ao atendente do estabelecimento; via aplicativo, baixando o aplicativo Imply Cidadão na Google Play. Após instalar, realize o autocadastro, e apresente seu QR Code individual ao atendente do estabelecimento; e via aplicativo, por meio do auto check-in. Para isso, baixe o aplicativo Imply Cidadão na Google Play.
  2. Após instalar, selecione a opção de realizar check-in e aproxime a câmera do seu smartphone Android do QR CODE do estabelecimento. Antes de sair do estabelecimento, solicite ao atendente para registrar o seu check-out.

Fonte: Grupo Imply

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome