Testes rápidos podem ser realizados no ambulatório de Covid-19 na UBS Central
Foto: Juliana Bencke

Apesar da queda no número de internações mais graves por coronavírus, os cuidados redobrados precisam permanecer ativos. A afirmação é da médica infectologista Sandra Knudsen, que há 25 anos atua na profissão. Em entrevista concedida ontem, ao programa Terra em Meia Hora, da rádio Terra FM 105.1, ela destacou que Venâncio Aires registra o momento menos crítico da pandemia desde agosto.

A profissional alerta, contudo, que a semana começou com uma procura elevada de assintomáticos respiratórios na rede de saúde pública local em comparação com as semanas anteriores. “Isso é normal depois de algum feriado, período em que existe uma maior interação entre familiares. Em muitos casos, é nesse momento que existe um relaxamento das medidas de prevenção”, destacou ela durante a entrevista.

Imunidade coletiva

Embora os casos confirmados e internações de pacientes graves por Covid-19 tenham reduzido, médica infectologista Sandra Knudsen alerta para necessidade de manutenção dos protocolos de prevenção

A médica ressaltou ainda que a imunidade coletiva pode durar apenas poucos meses. Sandra disse que uma possível imunidade de rebanho sobre a redução nos casos da Covid-19 ainda é vista com ressalvas. A médica afirmou que o fenômeno tem efeitos temporários e que a duração pode chegar a quatro meses, apenas.

Também chamada de imunidade coletiva, ela ocorre quando uma porcentagem significativa de indivíduos fica imune a uma doença transmissível. Dessa forma, mesmo aqueles que não foram infectados ficam protegidos, porque a população com imunidade serve como uma barreira para a transmissão. Em geral, esse tipo de imunidade é alcançada por meio da vacinação em massa da população.

A profissional comentou que mesmo que uma grande quantidade de pessoas tenha contraído a doença, não significa que não irão ser infectados novamente. Além disso, também há indícios de que o novo coronavírus é sazonal e se dissemina principalmente nos períodos análogos ao inverno.

Cidade e interior

  • Em Venâncio Aires, o coronavírus começou primeiro na área urbana e, aos poucos, se aproxima das comunidades rurais. Em maior ou menor medida, a reação do binômio cidade-campo condiciona o avanço da Covid-19 na região.
  • O município é diverso, mas as características de suas áreas rurais convergem. As comunidades afastadas do centro urbano são favorecidas pelo isolamento natural, o que contribui para reduzir a expansão da doença, analisa a médica Sandra Knudsen.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome