‘Seca verde’ é sentida no interior de Venâncio

-


‘Seca verde’ é sentida no interior de Venâncio

Embora tenha sido anunciado o fim do fenômeno climático La Niña – responsável pela longa estiagem – isto não está acontecendo na prática, pois estão ocorrendo chuvas bem abaixo do esperado para os últimos dois meses. Em termos de culturas e de grãos, as perdas não são significativas. Porém, o interior vem se ressentindo da falta de água para consumo humano e também animal.

Para amenizar a situação, produtores estão se valendo de cargas de água potável fornecida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e Corpo de Bombeiros. A entrega vem acontecendo desde outubro de 2011, coincidindo com o início da estiagem.

Em abril, a distribuição diminuiu, mas voltou a se acentuar em maio. O aumento da demanda fez a prefeitura se valer do auxílio dos Bombeiros. Segundo informações da municipalidade, até ontem foram atendidas 89 famílias rurais pela Sisp, totalizando 445 mil litros de água, na média 5 mil litros por produtor. O Corpo de Bombeiros começou a auxiliar na quinta-feira, 10, e vem atendendo uma média de seis a sete famílias por dia, com as cargas variando entre 3 mil e 5 mil litros de água.

Conforme o secretário municipal de Agricultura, Fernando Heissler, a prefeitura adquiriu, via Defesa Civil do Estado, um colchão de água com capacidade para 3 mil litros. O equipamento deve chegar na segunda-feira, 21, e, com isso, a municipalidade vai poder agilizar as entregas, que serão feitas com o uso de dois caminhões próprios, atendendo os pedidos num prazo mais curto. “Hoje se faz seis atendimentos por dia. Com dois caminhões, podem ser feitas 12 entregas.” Ele lembra que somente serão atendidos as solicitações de água para dessedentação humana.

à medida que os produtores rurais tiverem possibilidade de recursos ou mesmo, por meio de financiamento, Heissler orienta que aproveitem a época para construir tanques, açudes ou cisternas para a armazenagem de água para o consumo dos animais e de dessedentação humana, aproveitando as chuvas que vem a ocorrer no próximo período.

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes